Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Para Quem Quer Entender...


Para quem quer entender uma parábola basta


1 Outra vez começou a ensinar à beira do mar. E reuniu-se a Ele tão grande multidão que Ele entrou num barco e sentou-Se nele, sobre o mar; e todo o povo estava em terra junto do mar.

2 Então lhes ensinava muitas coisas por parábolas, e lhes dizia no Seu ensino:

3 Ouvi: Eis que o semeador saiu a semear;

4 e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.

5 Outra caiu no solo pedregoso, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;

6 mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.

7 E outra caiu entre espinhos; e cresceram os espinhos, e a sufocaram; e não deu fruto.

8 Mas outras caíram em boa terra e, vingando e crescendo, davam fruto; e um grão produzia trinta, outro sessenta, e outro cem.

9 E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

10 Quando Se achou só, os que estavam ao redor dEle, com os doze, interrogaram-nO acerca da parábola.

11 E Ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas;

12 para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e sejam perdoados.

13 Disse-lhes ainda: Não percebeis esta parábola? como pois entendereis todas as parábolas?

Marcos 4:1-13

Neste capitulo 4, Marcos iniciou as suas narrativas das parábolas de Jesus Cristo. Só neste capitulo ele incluiu quatro delas. Foi, sem dúvida, o método mais eficaz do Senhor Jesus para comunicar as verdades àqueles que O ouviam. A palavra "parábola" vem de uma expressão grega que quer dizer, mais ou menos, "pôr ao lado de", isto é, colocar duas coisas próximas uma à outra para fazer então as comparações necessárias entre elas. A figura da parábola na Geometria advém exatamente deste sentido de chegar-se a um mesmo ponto, ou a uma mesma conclusão, ainda que por caminhos diversos.

A parábola não é uma história mirabolante, como, por exemplo, o método de ensino de Esopo, célebre escravo-filósofo grego que, no século VI a.C., que ensinava suas verdades através de suas fábulas. O francês La Fontaine, no século XVII d.C. repetiu o mesmo método das fábulas (como a da formiga e a cigarra).

A parábola referia-se sempre a alguma coisa verossímil, que pode ter acontecido ou não, e que serve ao propósito do expositor em demonstrar com mais propriedade aquilo que está ensinando. Às vezes, elas poderiam ser utilizadas apenas para despertar a atenção de alguém para uma verdade que mais tarde lhe seria revelada ou descoberta. A intenção era de que, pela praticidade da mensagem nela contida, mais cedo ou mais tarde, algo fosse compreendido pelo ouvinte.

Foi mais ou menos neste sentido que o Senhor, acabando de contar aos seus discípulos e aos demais ouvintes que se ajuntaram à praia, a primeira das parábolas, a chamada "Parábola do Semeador", atendeu ao pedido deles para que melhor a explicasse. Ele vai explicá-la e torná-la plenamente compreensível para eles, mas veja o que fala sobre o entendimento dos demais:

"A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus,
mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas."

Marcos 4:11

É que Cristo sabia que aqueles que o seguiam, mais de perto, criam nEle pela fé, independentemente de explicações lógicas e de complexos sistemas filosóficos. Mas, os que não queriam entender, que ficaram obtusos em sua incredulidade, esses precisariam deste recurso para serem atingidos pela mensagem salvadora do Evangelho.

A parábola tem dois lados: para quem quer entender, ela é um excelente recurso. Ela ilumina a compreensão. A comparação que ela faz se torna esclarecedora no entendimento da verdade que ensina. Mas, para quem não quer entender, a parábola é apenas uma historinha. Quem percebe o mundo desse jeito fica mais cego, fechado e alienado diante das parábolas.

Parafraseando o dito popular: Para o bom entendedor uma parábola de Jesus basta!


Pr. José Nogueira


2007-01-13 00:0


TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330