Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Tipos de Ouvido


Tipos de Ouvidos

21 Disse-lhes mais: Vem, porventura, a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não é antes para se colocar no velador?

22 Porque nada está encoberto senão para ser manifesto; e nada foi escondido senão para vir à luz.

23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

24 Também lhes disse: Atendei ao que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também a vós, e ainda se vos acrescentará.

25 Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.

Marcos 4:21-25

"Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça". Jesus já usou esta expressão na primeira parábola (4:9). Nesta segunda parábola, a primeira que conta sobre o reino de Deus, Ele repete a expressão, por isso é bom destacá-la. Ela está em estreita conexão com o versículo 11:

E Ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus,

mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas

Nem todas as pessoas que ouviam os Seus sermões teriam capacidade para entender o que Jesus estava ensinando através das parábolas. Principalmente essas parábolas sobre o reino de Deus, ou dos céus como as denomina Mateus, não seriam de fácil credibilidade por parte dos Seus adversários que faziam uma idéia do reino de Deus como algo semelhante ao reino de Davi, em poder material e bélico e domínio sobre os povos vizinhos. Daí a sua exclamação:

"Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça."
Marcos 4:23

Esta expressão em Aramaico quer dizer mais ou menos isso nos dias de hoje: "Se alguém quiser ouvir, venha ouvir". É um convite para os interessados, a fim de que se aproximem e abram seus ouvidos. Trata-se de um chamado bem comum na época. Quem quiser aprender, aproxime-se. Venha com o coração aberto e um espírito atento!

Com ela, o Senhor está distinguindo o tipo de ouvinte que deveria ter ao Seu lado ali em Cafarnaum, à beira do Mar da Galiléia. Ele sabia que teria, ali, ouvintes de todos os tipos.

Ouvintes com:
– Ouvido "entra por um lado, sai pelo outro": Ou seja, pessoas sem compromisso que estavam ouvindo-O apenas por passatempo ou "en passant";

Ouvido de Mercador: Aqueles que ouvem os argumentos contrários sem dar a mínima atenção para eles, pois está obcecado apenas em vender o seu produto;

Ouvido de Desinteresse e Pouco Caso. Esses diziam: "Este deve ser mais um profeta como aqueles que aparecem aqui todo ano, que não têm o que fazer e prendem a atenção dos que têm";

Ouvido Aberto: Daqueles que, humilde e submissamente tocados pelo Espírito de Deus, vislumbravam, nas palavras do Mestre, as verdades maravilhosas do Reino de Deus. Daqueles que começavam a perceber que o Reino de Deus, anunciado por Jesus e implantado na terra, era como um prenúncio daquele que encontraremos nos céus.

Qual é a característica dos meus ouvidos diante da mensagem de Cristo?


Pr. José Nogueira


2007-01-25 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330