Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


Momentos


Disse Jesus: “Eu vim para que tenham vida,
e a tenham em abundância” João 10:10

A  vida é composta de muitos pontos aos quais chamamos de momentos. Há momentos nos quais colhemos os aplausos da vitória,  descansamos sorrindo depois da luta e recebemos as honras pelo êxito. Noutros momentos, contudo, colhemos o fruto amargo da derrota, engolimos as lágrimas do fracasso e sofremos a insônia pela angústia.
C’est la vie (isto é a vida), dizem os franceses. Há momentos bons, momentos ruins e momentos vazios. Há momentos que não se enquadram em ‘bons’ ou ‘ruins’. Talvez sejam os piores.  Ninguém é bastante forte a ponto de se gabar de não ter momentos ruins. Ninguém é tão fraco a ponto de dizer que nunca viveu momentos bons. Todos, fracos e fortes, passam por eles.Vive bem a vida quem consegue ter consciência disso. Conhecendo esse “mistério”, devemos ter, pelo menos, três atitudes diante de nossos momentos:

1) Manter a diligência, quando "tudo estiver bem" – Efésios 6:10-11. A alegria pela vitória pode embriagar-nos, tornando-nos triunfalistas e com sentimento de onipotência. Esquecendo-nos das palavras de Jesus: "no mundo passais por aflições...". Essa diligência não permitirá que tiremos os pés da realidade! Torna-nos cônscios de que precisamos manter nossa dependência total e irrestrita ao Pai. Poucas coisas têm sido tão perigosas para a fé cristã quanto a Teologia da Prosperidade ("ser cristão de verdade é vencer sempre e tudo"). Esta pseudo-teologia, mentirosa e demoníaca, ignora que só Deus é Imutável. A Bíblia nos ensina que há tanto "pastos verdejantes", quanto "vales da sombra da morte".

2) Não perder a esperança, quando "tudo estiver ruim" – Romanos 15:13. Se a alegria da vitória pode iludir-nos, a tristeza pela derrota pode nos viciar com o fel da depressão. Tão perigosa quanto a pseudo-teologia da prosperidade é a teologia ‘kármica’ do "não tem mais jeito", que leva muitos cristãos a aceitarem situações de como se fossem fatalismos. A esperança cristã fundamenta-se na fé no Deus que "vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem" (Romanos 4:17). Em outras palavras, a esperança cristã ensina-nos a ir além do que vemos, sentimos ou esperamos.

3) Buscar solução, quando começarmos a lamentar e murmurar – Josué 7:7-10. O sentimento de nulidade pode ser a mais trágica forma de morte. Albert Schweitzer, médico e missionário, escreveu: "a maior tragédia do homem é o que morre dentro dele quando ele ainda está vivo". Estar morto ainda que respire é uma tragédia! Saber que a vida é feita de momentos livra-nos da escravidão do imutável e abre-nos a possibilidade de mudar (ou sermos mudados). A fé de que o vazio do momento pode ser mudado, pela graça de Deus, em "vida abundante", não permite que aceitemos ser senão aquilo para o qual fomos criados, a saber: viver segundo a vontade de Deus.


Pr. José Nogueira


2007-08-20 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330