Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Mensagem Pastoral

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


“PORVENTURA NÃO NOS ARDIA O CORAÇÃO...?”


“PORVENTURA NÃO NOS ARDIA O CORAÇÃO...?”

Lucas 24:32

Uma pergunta de retórica: ‘Ardia ou não ardia o nosso coração quando Jesus nos falava?’

Resposta: Ardia sim, o sentido das Escrituras ficava claro e a verdade queimava nosso coração nos impulsionando a crer, a responder com fé, a mudar nossas vidas!

 

O PREÇO DE SEGUIR A CRISTO?

Foram ensinando a gente um cristianismo morno, muito superficial, proveniente do esfriamento espiritual da Inglaterra e dos EUA. O cristianismo bíblico é bem diferente em sua prática e filosofia bíblica.

Ah, se tivéssemos vivido e convivido com os crentes do Século XVIII e XIX! Talvez os seguíssemos ou os mataríamos com as nossas línguas.

            Hoje os heróis do cristianismo são os atletas e cantores; mas, para nossos irmãos do passado, heróis eram os missionários.

            Para nós, os grandes são os pastores que escrevem seus livros em suas férias de verão, tomando chocolate, ou em seus escritórios ricamente decorados, com sistema central de ar-condicionado; mas, para os cristãos de verdade, os grandes eram os mártires.

            Pensemos na frase:   

PARA SER SALVO, NÃO CUSTA NADA – Efésios 2:8

            PARA SER DISCÍPULO, CUSTA TUDO! – Mateus 16:24-25 e Lucas 14:26-33.

           

O que nós somos? Em que nós nos tornamos?

 

            Em 1973, houve o Festival do Mundo Jovem Comunista, na antiga Alemanha Oriental. Para lá afluíram 100 mil jovens comunistas. Berlin estava repleta de fanáticos comunistas de toda a Europa, de policiais, de soldados e de agentes da polícia secreta. A atmosfera estava eletrizada, todos inflamados com os ideais comunistas.

            Contudo, para entender o que houve ali, precisamos voltar um ano. Um missionário americano, chamado Sammy Tippit, estava fazendo campanhas evangelísticas em Berlin Ocidental. Querendo conhecer a Cortina de Ferro, entrou na Alemanha Oriental, e conheceu ali um velho pastor. Tinha se oposto a Hitler, por isso fora preso durante a II Grande Guerra. Com o fim da guerra, deixaram-no em Berlin Oriental, mas impedido de ser pastor ou pregar. Contudo, aquele velho servo de Deus não desistia, continuou orando e fazendo evangelismo pessoal. Ao conhecer o jovem missionário americano, ele o desafiou para que pregasse no Festival do Mundo Jovem Comunista, que seria realizado no próximo ano.

Sammy Tippit foi logo dizendo: “É impossível entrar, será impossível pregar”, mas o velho pastor recitou Mateus 19:26. E desafiou-os a orar!

            O missionário e mais dois colegas foram, entraram e pregaram. E 200 jovens comunistas fizeram decisão por Cristo, antes dos missionários serem banidos do evento.

           

Naquela mesma Alemanha, quase quinhentos anos antes, um monge dominicano chamado João Tetzel, comissionado pelo papa Leão X, para cobrar indulgências para a construção da Catedral de São Pedro, em Roma, pregava: “Basta que se pague bem, e tudo será perdoado... não apenas pelos vivos, mas também para os mortos”.

           

 

PORVENTURA NÃO NOS ARDIA O CORAÇÃO – Página 1

 

E um monge agostiniano, estudando a Bíblia, leu em Romanos 1:17 (“Der Gerechte Wird Glauben leben” – o justo viverá pela fé). Ele creu e, em 1517, desafiou toda a Europa com a pregação da salvação pela fé, sem intermediários, apenas pela graça de Deus. Foi excomungado por Leão X em 03 de janeiro de 1521. Lutero é uma prova do que o Espírito Santo pode fazer na vida de quem se consagra e confia em Deus! Lutero foi perseguido, caluniado, ameaçado, passou por todos os tipos de pressões e lutas, morrendo precocemente aos 63 anos de ataque cardíaco.

           

O seguir a Cristo é assim – Lucas 9:23, pois foi assim a vida do nosso MODELO. Jesus nasceu para a cruz, e nunca desviou Seu olhar de Sua missão. A cruz era hedionda, símbolo da dor, do escárnio, da morte vil. Mas, Ele não recuou, renunciou à vida, para nos dar vida. Ele foi servo e nos deixou um mandamento – João 13:12-20.

 

Apenas um não quis entender, crer e viver esta verdade!

 

Portanto, não temas tomar a CRUZ. A loucura nossa (perante o mundo) é a sabedoria de Deus!

Quanto ela custa? Tudo. Pois ela também vale tudo!

 

 

O QUE DEUS REQUER DE NÓS?

APENAS DUAS EXIGÊNCIAS

Zacarias 1:3

“Tornai-vos para Mim, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS,

E Eu Me tornarei para vós outros, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS”

 

D. L. Moody, era um renomado pastor e pregador nos EUA, e decidiu visitar a Inglaterra. O objetivo dessa visita nos mostra duas coisas impressionantes naquele homem de Deus. A sua primeira viagem à Europa não foi para pregar. Ele queria conhecer pessoalmente Charles Spurgeon, o grande pregador inglês que com 19 anos começou a abalar a Inglaterra com suas mensagens, e George Muller, o homem que orava, dependendo exclusivamente de Deus para manter orfanatos.

Moody era um homem com sede de Deus, portanto queria aprender mais de Deus com o Seus servos que desfrutavam de intimidade com o SENHOR Jesus.

 

I – SEDE DE DEUS

            George Whitefield, grande homem de Deus, do Século XVIII, disse uma coisa que a princípio discordei. Mas, antes, vamos conhecer melhor esse homem de Deus:

            George Whitefield (1714-1770) - Conhecido como o “príncipe dos pregadores ao ar livre”, foi o evangelista mais conhecido do século XVIII. Pregou durante 35 anos na Inglaterra e nos Estados Unidos, quebrou as tradições estabelecidas a respeito da pregação e abriu o caminho para a evangelização de massa. Enquanto jovem sua sede de Deus o tornou consciente de que o Senhor tinha um plano para sua vida. Para preparar-se, jejuava e orava regularmente, e muitas vezes ia ao culto duas vezes por dia. Na Universidade de Oxford (Inglaterra) cooperou com os irmãos John e Charles Wesley, participando com eles no “Clube Santo”.

PORVENTURA NÃO NOS ARDIA O CORAÇÃO – Página 2

 

Isso porém não o impedia de sentir-se cada vez mais distante de Deus até sua conversão, em 1735. Nas suas próprias palavras, foi como se um “fardo pesado” tivesse sido removido. Fez seu primeiro sermão na igreja em que havia sido batizado. Seu fervor era evidente; alguns zombavam, mas outros ficavam impressionados - houve a queixa de que quinze de seus ouvintes “enlouqueceram” (se converteram)! Após isso pregou a mensagem do novo nascimento e da justificação pela fé para grandes multidões em Londres, mas outros começaram a recusar-lhe o púlpito, e a se lhe opor fortemente.

Na véspera da sua separação para o ministério, passou o dia em jejum e oração. Após ser ordenado diácono e receber sua graduação, partiu para a Georgia, Estados Unidos, a convite de John Wesley, onde ajudou a fundar um orfanato. Voltou à Inglaterra três meses depois para receber o sacerdócio, na sua Igreja Anglicana. Ao perceber que muitos púlpitos ainda lhe estavam fechados, quebrou a tradição e passou a pregar ao ar livre. Afirma-se que quase nunca pregava sem chorar, e que costumava ler a Bíblia de joelhos. Tendo consagrado a vida a Cristo, orava freqüentemente. A freqüência tornara-se tão numerosa que impressionara John Wesley, que concordou em utilizar o mesmo método. Quando retornou novamente ao serviço missionário na América, em 1739, começou um período de atividades como ministro congregacional. Jonathan Edwards realizou durante mais de um mês uma série de pregações pela Nova Inglaterra, falando a multidões de até oito mil pessoas quase todos os dias. Essa atividade missionária foi provavelmente o evento que desencadeou o movimento de reavivamento conhecido como o Grande Despertamento. Seu trabalho também lançou o alicerce para a fundação de aproximadamente 50 faculdades e universidades americanas, incluindo a Universidade de Princeton e a da Pennsylvania. Whitefield tornou-se o foco do reavivamento na América, visitando-a sete vezes, mas seu trabalho no Velho Mundo era também bastante vigoroso: em certa ocasião, na Escócia, pregou a 100.000 ouvintes, e 10.000 responderam ao apelo.

Firme defensor do Calvinismo, rompeu com o arminianismo de John Wesley em 1741, mas continuaram amigos. Com isso, passou a ser conhecido como o líder dos Metodistas Calvinistas. Whitefield continuou a pregar extensivamente nos Estados Unidos e por toda a Grã-Bretanha e Irlanda: crê-se que pregou mais de 18.000 sermões. Whitefield morreu na América, em 1770, da forma que desejara: no meio de uma série de pregações. No seu funeral, John Wesley o homenageou como um grande homem de Deus.

            Este homem escreveu:

            “Todo homem, no seu natural, odeia a Deus. Mas quando ele se volta para o SENHOR através do arrependimento bíblico, então sua vontade é transformada. Então a sua consciência, antes insensível e entorpecida, será vivificada e desperta. O seu coração endurecido se derreterá...”

            Todo homem inconvertido odeia a Deus?

            Sim, mas muitos não sabem... os que conhecem a Deus é que lhes devem mostrar isso, é por isso que eles passam a odiá-los (mas é porque não querem admitir que descobriram que ODEIAM a Deus). Quando você lhes fala do inferno, fala-lhes da idolatria, expõe-lhes a doutrina do arrepedimento e que eles são na verdade pecadores presunçosos e cheios de justiça própria – e que isto é odiodo a Deus – eles passam a lhe rejeitar, a não lhe suportar, a não mais tolerarem você (mas é a Deus que eles não suportam)!

            O verdadeiro coração convertido ouve:

 “Tornai-vos para Mim, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS,

E Eu Me tornarei para vós outros, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS”

Zacarias 1:3

“Clama a Mim,

E responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grande e ocultas que não sabes”

Jeremias 33:3

PORVENTURA NÃO NOS ARDIA O CORAÇÃO – Página 3

            Como Davi, nós também devemos ansiar por ter sede de Deus, e orarmos fervorosamente por isto:

            “Ó Deus, Tu és o meu Deus forte, eu Te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de Ti; meu corpo Te almeja, numa terra árida, exausta, sem água.”

Salmo 63:1

 

            Como os filhos de Coré que eternizaram a sede de Deus pela analogia da corça sedenta:

            “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a aminha alma.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo...”

Salmo 42:1-2

 

 

A sede de Deus é criada e estimulada pelo meditar e estudar a Palavra de Deus, e por manter comunhão com Ele em oração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A viagem de Moody à Inglaterra também nos revela a humildade desse homem, que não se considerava grande o suficiente a  ponto de não mais precisar de aprender com outros servos.

Portanto, nos ensina a segunda exigência de Deus:

 

II - HUMILDADE

Moody era grande e se tornou maior, abalando dois continentes. Foi com suas mensagens que Charles Studd consagrou-se, e foi através do ministério dele que Wilfred Grenfell se converteu e foi ser missionário no Ártico.

De volta aos EUA, quando perguntaram a Moody se ele ouvira Spurgeon pregar, ele respondeu: “Sim, mas, melhor ainda, ouvi ele orar”.

           

            1 – Somente somos humildes quando reconhecemos a santidade de Deus!

            O que fez Paulo dizer que era o pior pecador? (1 Timóteo 1:15)

            Foi a mesma consciência de Isaías, quando contemplou a santidade de Deus – Isaías 6: 3-5.

            Passamos, então, a entender a nossa indignidade, quanto carecemos da graça e misericórdia de Deus. Que não somos nada... Alguns acham que são muita coisa... Outros acham que são alguma coisa... Outros acham que são pouca coisa.

Mas, a verdadeira humildade só acontece quando entendemos que NÃO SOMOS NADA, e Deus é TUDO!

João Batista foi grande por ter sido humilde diante de Jesus. Em quais duas ocasiões ele revelou essa qualidade?

PORVENTURA NÃO NOS ARDIA O CORAÇÃO – Página 4

 

2 – Somente somos humilde quando aprendemos a nos esvaziar de nós mesmos!

Nosso exemplo de humildade é Jesus. Ele, sendo Deus, se esvaziou de Suas prerrogativas e direitos, para servir. Humildade exige o mesmo de nós – João 13:12-18.

Lembre-se que apenas um não quis levar esta mensagem a sério, somente um recusou-se a crer. Não seja você este no dia de hoje!

 

3 – Somos humilde quando temos um coração quebrantado!

“Perto está o SENHOR dos que têm coração quebrantado, e salva os de espírito oprimido”

Salmo 34:18

Ser pobre de espírito é uma qualidade dos que procuram Jesus para serem salvos.

Quando me converti e fui evangelizar um colega professor, ele me criticou dizendo: “Nogueira, você é um pobre de espírito”

Eu concordei e lhe disse que dos tais é o Reino de Deus!

Entramos no Reino muito humildes, nos arrastando pela graça de Deus, e devemos nos manter, no máximo,  de joelhos!

Que tipo de sacrifício agrada ao SENHOR? O Salmo 51:17 responde-nos!

 

Evan Roberts, que foi grandemente usado por Deus, no despertamento espiritual no País de Gales, orou para que Jesus o quebrantasse. Pregou para si e para os crentes uma mensagem de Quatro Pontos:

1)      Há algum pecado não confessado a Deus? Ponha-se de joelhos diante do SENHOR da GLÓRIA, confesse e suplique Seu perdão!

2)      Há algo em sua vida duvidoso? Lance-o fora!

3)      Seja guiado pelo Espírito Santo. O que Ele lhe está incomodando a fazer? É para a glória de Deus, é bíblico? Não é carnal?

Faça o que o Espírito de Deus está lhe guiando a fazer!

4)      Glorifique a Cristo publicamente, dizendo que o ama, e o que Ele fez por você. Evangelize!

Ele orou por um coração consagrado e pregou estas verdades.

Ele testemunhou: “Caí de joelhos, com os braços sobre o banco em  minha frente, e as lágrimas fluíram livremente, e clamei: “Quebranta-me, Senhor! Quebranta-me!”

O Daily Post de Liverpool noticiou em dezembro de 1904 que nenhuma prisão houve por embriaguês ou desordem desde que começou o Reavivamento em Gales e que milhares de jovens estavam se convertendo.

 

4 – Somos humildes quando vivemos 2 Crônicas 7:14

A Palavra recebida por Salomão, no dia da inauguração do TEMPLO DE DEUS era profética. Na história o povo passaria por friezas espirituais e amaldiçoariam a terra por causa disto.

Era, então, a hora de se ajoelhar e buscar ao SENHOR, com coração quebrantado, com o espírito contrito, e Deus os aqueceria e abençoaria suas vidas, suas famílias e sua terra!

Eu creio que esta PALAVRA foi dada para nós hoje!


Pr. José Nogueira


2009-04-15 00:0

TV Cristo é Vida - Ao Vivo aos Domingo
Israel 2018

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330