Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

O Significado Profético das Festas Judaicas



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2011-10-26 00:00:00

O Significado Profético das Festas Judaicas

Levítico 23


Diácono Rômulo Braga


   

Introdução

Em Levitico 23, Deus ordenou através de Moises que Israel celebrasse sete festas, chamadas festas solenes ao Senhor (Yahweh, Javé). Tratava-se de festas memoriais de Seus grandes feitos entre os israelitas, para que eles não se esquecessem das maravilhas e dos milagres que Deus havia realizado pelo povo. Mas, em parte elas também eram festas que se relaconavam com a agricultura, isto é, festas de ações de graças pela colheita. Alem disso, elas tinham um sentido simbólico-profético da salvação divina futura.

Todas as sete festas do Senhor tinham relação com o serviço de sacrifícios e, portanto, com o santuário da Tenda da Congregação e, posteriormente, com o Templo.Como o Templo já não existe mais, essas celebrações perderam em significado. Tres das sete festas eram festas de peregrinação ou de subida, quando o povo subia ate o Santuário de Deus em Jerusalém. Alem disso, as festas também tinham um lado folclórico e humano. Atualmente, sem o Templo, esses aspectos são os mais enfaizados.

Tratava-se de:

1.Festas de congregação;

2.Festas populares e de alegria;

3.Festas de ações de graças pela colheita.

Hoje em dia, por exemplo, a Festa dos Tabernáculos é celebrada principalmente nos kibbutzim (que não são muito religiosos) devido sua atividade agrícola, como festa de ações de graças pela colheita, uma celebração popular de ajuntamento, congraçamento social, laser e alegria.

Por trás desses significados aparentes, entretanto, há outros mais profundos e eternos. A Bíblia as chama de Festas Solenes ao Senhor (de Javé, do Eterno). Como se trata de sete Festas do Deus Eterno, elas também devem ter um significado eterno. As primeiras quatro festas caem na primavera: Páscoa, Paes Asmos, Primícias e Pentecostes. Seu significado profético e eterno é claro. Elas tiveram seu cumprimento profético na Primeira Vinda do Messias de Deus, Jesus. A realização ocorreu em Sua morte e ressurreição, em Sua vida sem pecado, no derramamento do Espírito Santo e na formação da Igreja (o povo espiritual de Deus).

Assim, a Páscoa está ligada a morte de Cristo, os Pães Asmos apontam para o sepultamento do Senhor Jesus,  as Primícias nos fala da Ressurreição de Jesus e Pentecostes nos revela a formação da Igreja pela descida do Espírito Santo.

Qual é, porém, o simbolismo das três festas do Senhor no outono? Seu significado profético se encontra na volta de Jesus nos tempos finais. Fazendo uma retrospectiva das quatro primeiras festas, tudo é claro e ficamos admirados com a exatidão d seu cumprimento. Por isso, podemos esperar a mesma exatidão na realização profética futura das outras três festas.

 

Continua...


0





Pedidos de oração:

Pela vinda do Pr. Thomas Gilmer e sua esposa à Fortaleza e pela programação do último encontro dos Amigos de Sião em 2011. O Pr. Gilmer é o fundador da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB) em 1968. Também é o fundador dos Amigos de Sião em São Paulo. No dia 15 de novembro haverá o ultimo ENCONTRO DOS AMIGOS DE SIÃO do ano. Teremos o privilégio de receber o Pr. Thomas Gilmer, o fundador dos Encontros dos Amigos de Sião, que inclusive levou esse amor por Israel a Europa e aos países do Leste Europeu. Ele nos trará a mensagem: AMIGOS DE SIÃO - A Razão, a História, As Bênçãos para Israel, Brasil e o Mundo, e os Novos Desafios e Oportunidades. Esperamos a presença de todos que conhecem o que a Bíblia Sagrada ensina sobre Israel e o Plano de Deus para o povo escolhido. 15 de novembro - 19 horas - Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida (www.cristoevida.com) Pela famíla Kedoshim e o propósito missionário de evangelizar os filhos de Abraão em Eretz Israel. Para que portas sobremodo oportunas se abram e eles consigam o visto israelense. Oremos pelas recentes negociações da Autoridade Palestina na ONU visando a criação de um Estado Palestino na terra de Canaã. Que o Senhor Deus venha intervir mais uma vez e frustrar tal plano, pois os palestinos não desejam a PAZ e nunca reconheceram o estado de Israel.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330