Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

A Festa dos Tabernáculos



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2012-01-11 00:00:00

A Festa dos Tabernáculos

Levítico 23:33-43


Diácono Rômulo Braga


“Disse mais o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao Senhor, por sete dias. Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia, tereis uma santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; é a reunião solene, nenhuma obra servil fareis. São estas as festas fixas do Senhor; que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor  oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio, além dos sábados solenes ao Senhor; e das vossas dádivas, e de todos os vossos votos, e de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao Senhor. Porém, aos quinze dia do mês sétimo, quando tiverdes recolhidos os produtos da terra, celebrareis a festa do Senhor; por sete dias; ao primeiro dia e também ao oitavo, haverá descanso solene. No primeiro dia, tomareis para vós outros frutos de árvores formosas, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas, ramos de palmeiras, ramos de alvos frondosos e salgueiros de ribeiras; e, por sete dias, vos alegrareis perante o Senhor, vosso Deus. Celebrareis esta festa como festa ao Senhor; por sete dias cada ano; é estatuto perpetuo pelas vossas gerações; no mês sétimo, a celebrareis. Sete dias habitareis em tendas de ramos; todos os naturais de Israel habitarão em tendas, para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus”( Lv 23.33-43).

A festa dos Tabernáculos (Succoth) acontece cinco dias depois da festa do Yom Kippur (Dia da Expiação) e é a ultima do ciclo anual de sete festas ordenadas pelo Senhor. Como a primeira festa, ela acontece no 15 dia do mês, isto é, na lua cheia. Portanto, o tempo entre Pessach (Páscoa), a festa dos pães asnos na primavera, e a festa dos Tabernáculos é de exatamente seis meses, e ambas são comemoradas durante sete dias.
Em primeiro lugar, ela deveria ser uma festa de ação de graças pela colheita, pois coincidia com a colheita dos últimos frutos no outono, antes das grandes chuvas de inverno (v.39). 

Em segundo lugar, a Festa dos tabernáculos deveria ser uma lembrança de que Deus tirara Israel do Egito e salvara da escravidão sob Faraó, e que os israelitas habitaram em tendas ou cabanas por quarentas anos. Por esta razão uma vez por ano eles deveriam morar em tendas durante os sete dias de festas, para que seus descendentes não esquecessem das grandes obras feitas por Deus.

Em terceiro lugar, Succoth é uma festa de alegria. Ela é a única das sete festas em que o Senhor ordena expressamente a seu povo Israel que se alegre diante dEle (v.40), ou seja, que eles deveriam alegrar-se diante de Deus pela benção da colheita, pelo trabalho concluído e pela salvação que lhe fora concedida. O povo todo deveria compartilhar desta alegria (Dt 12.7,12,18).
Essa festa, juntamente com a Páscoa e o Pentecoste, fazia parte das festas de subida a Jerusalém, quando o povo peregrinava ao santuário para sacrificar e alegra-se diante de Deus. Profeticamente, essa festa indica o futuro do Reino de Deus sobre a terra, quando o velho Faraó, Satanás, estará preso, e os salvos em Cristo terão ressuscitado e entrado no Reino do Senhor. Só então haverá razão para uma alegria plena e ilimitada.

Os quatro dias entre o Yom Kippur e a Festa dos Tabernáculos indicam simbolicamente que o reino de paz não começará imediatamente com a volta de Cristo em grande poder e glória, mais que primeiro o Anticristo e seu exercito terão que ser destruídos (Ap 19.19-21). Então se dará o julgamento das nações, quando será decidido quem, dos que sobreviveram aos 42 meses de reinado do Anticristo, entrará no Reino de Deus, e quem ficará de fora (veja Mt 25.31-46). Esses dois atos de juízo executados por Deus – A destruição do Anticristo e seu exercito e a separação dos povos – certamente se darão nos 30 a 45 dias excedentes mencionados por Daniel num total de 45 dias excedentes mencionados por Daniel (um total de 75 dias).No capítulo 12.11 ele fala de 1290 dias (mais 30) e no versículo 12 ele chama de bem-aventurados os que chegam aos 1335 dias (mais 45), ou seja, 75 dias além dos 1260, quando Israel estará sendo protegido por Deus no Deserto (Ap 12.6-14).

É interessante observar, neste contexto, que entre o Yom Kippur e a Festa de hanukah, a festa de consagração do templo, que não faz parte das festas do Senhor mais tem longa tradição, existe um período de exatos 75 dias.
Será que podemos considerar isso como uma indicação profética da futura purificação e santificação para o estabelecimento do Reino de Deus?
Retrospectivamente, ao lembrarmos que a morte de Jesus, Sua ressurreição e o posterior derramamento do Espírito Santo aconteceram exatamente em dias de festa, isso leva-nos a conjeturar que os últimos 7 anos (70 semana de Daniel) começarão com uma festa de Rosh Hashanah ou festa das Trombetas, e que a volta de Jesus em grande poder e glória, com sua Igreja- Noiva, para o estabelecimento de seu re no sete anos mais tarde, provavelmente acontecerá em um dia de Yom Kippur. Continua encoberto, porém, em que ano isso acontecerá. Para nós, que conhecemos Sua Palavra e nEle cremos, saber de todas essas coisas deve ser um alento e um incentivo para estarmos preparados hoje, assim como Pedro já o disse em sua segunda epístola:
 “...deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus” (2Pe 311-12).


0





Pedidos de oração:

1.Israel endurece lei contra imigrantes: O Parlamento de Israel aprovou dia 09/01/2012 duras medidas contra imigrantes ilegais e contra israelenses que os ajudarem, uma das medidas controversas que tem como objetivo deter o fluxo de imigrantes para o país. Oremos para que estas medidas não dificultem ainda mais a pregação do evangelho ou a entrada de missionários em Israel. 2. Israel é acusado de matar cientista Iraniano: Uma explosão misteriosa matou um cientista que trabalhava na usina nuclear de Natanz, Irã. O incidente ocorreu próximo à Universidade do Teerã, capital do país, e feriu ainda duas pessoas. Segundo o vice-governador do Teerã, Safar-Ali Baratloo, Israel teria feito o atentado em retaliação ao programa nuclear iraniano. Oremos pela intervenção das grandes potencias e sem a necessidade de se iniciar um conflito. 3. Oremos pelas programações da Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida para 2012: XXV Conferência Missionária - 20 a 22 de Janeiro - Começamos o planejamento, pois na 25ª Conferência Missionária, queremos ter a presença de nossos evangelistas, que trarão testemunhos e relatórios dos trabalhos. No domingo seguinte (dia 29\01), realizaremos a Assembléia Geral, quando aprovamos o Orçamento Missionário para 2012. Encontro dos Amigos de Sião – 22 de fevereiro - Oremos pelo primeiro encontro dos Amigos de Sião em Fortaleza a ser realizado em 2012. Contaremos com a Preleção do Pr. Alexandre Dutra, dos Amigos de Sião em São Paulo. Celebrando a Família 2012 – 17 a 22 de Fevereiro - Convidamos o Pr. Alexandre Dutra, que, durante o período do carnaval, trará mensagens para os jovens e casais. Será uma programação muito edificante e também evangelística. Encontro dos Amigos de Sião – Dia 19 de Março - No feriado estadual de 19 de março, teremos o Pr. José Infante, da Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista. Ele é pastor da maior igreja fundamentalista do Brasil (com mais de 2 mil membros). Aproveitaremos a presença do Pr. José Infante para fazer um encontro de líderes, no dia 16/03, aqui em nossa igreja. 4. Continuemos orando por nossa família missionária aos perdidos da casa de Israel - Família Kedoshim - Orem para que a graça de Deus seja sempre abundante em suas vidas, suprindo tudo aquilo que necessitarem. E não deixem de prestigiar o ótimo canal de informação http://noticiasdesiao.wordpress.com/

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330