Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

Purim



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2012-01-25 00:00:00

Purim

Ester 3:8-15


Diácono Rômulo Braga


Purim é a festa de alegria que lembra a salvação dos judeus no antigo império persa durante o reino de Assuero (“Xerxes” em grego e “Ahaswerosh” em hebraico).Ele reinou de 486-465 a.C. sobre 127 províncias que se estendiam da Índia à Etiópia. O livro de Ester na Bíblia conta-nos os acontecimentos que se desenrolaram no palácioreal na cidadela de Susã na Pérsia. Nesse livro o nome de Deus não é mencionado nenhuma vez. Apesar disto, o livro de Ester foi incluído no cânon bíblico por conter a maravilhosa salvação dos judeus das mãos de Hamã, o principal servo do rei, que denunciou os judeus por descumprirem as leis do monarca (veja Ester 3:8-15). A morte deles foi decidida e o dia da execução da sentença foi escolhido por sortes (“Pur” em persa, daí o nome purim, no plural) e caiu no 13º dia do mês de adar. O traiçoeiro plano de Hamã foi frustrado de maneira incrível e miraculosa,sendo transformado em triunfo por Mordecai, servo judeu do rei, e pela sua sobrinha Ester, que tinha se tornado rainha. Hamã foi enforcado e Mordecai ocupou a alta posição dele.

A partir de então, o fato passou a ser motivo de festa todos os anos, e com o passar do tempo foi acrescido de diversos costumes e tradições que se assemelham ao “carnaval”. Os judeus religiosos jejuam no 13º dia de adar (um dia antes do Purim) porque Ester, Mordecai e os judeus jejuaram para agradar a Deus, orando para que Ele afastasse a desgraça que estava planejada sobre eles. Da festa fazem parte costumes: comidas especiais, fantasiar-se (o que é controvertido), fazer barulho, organizar desfiles, ir de casa em casa para ganhar presentes, queimar em uma fogueira um boneco representando Hamã, etc. Na idade media foram acrescentadas certas peças de teatro (talvez em contrapartida às representações da Paixão cristã por parte da igreja católica).

O livro de Ester não estava entre os manuscritos encontrados em Qumran, onde havia copias de todos os outros livros do Antigo Testamento. Qual seria a razão? O consenso geral é que só os macabeus tornaram popular a festa de Purim para fortalecer o patriotismo do povo judeu. Os essênios (em Qumran) preocupavam-se com a herança espiritual, de modo que estavam em oposição aos macabeus, preocupados principalmente com a herança política de Israel. Significativamente, o livro de Ester também não é mencionado no Novo Testamento.

Nos primeiros anos após a fundação do Estado de Israel foram organizados desfiles em Tel Aviv idênticos aos que se costuma realizar no carnaval. Hoje Purim é basicamente uma festa nfantil, e por isso não há aulas nesse dia em Israel. Purim não é considerada uma festa religiosa.

 


0





Pedidos de oração:

1. Agradecer a Deus: Agradeça conosco ao Senhor Deus pela XXV CONFERÊNCIA MISSIONARIA da Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida. Alvos foram alcançados e novos compromissos firmados. Que a Sua Maravilhosa Luz continue a brilhar entre os povos por meio de seus servos, e, sobre tudo, que Deus seja glorificando na disposição do Corpo em cumprir o IDE de nosso Senhor Jesus Cristo. 3. Oremos pelas programações da Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida para 2012: Celebrando a Família 2012 – 17 a 22 de Fevereiro - Convidamos o Pr. Alexandre Dutra, que, durante o período do carnaval, trará mensagens para os jovens e casais. Será uma programação muito edificante e tambémevangelística. Encontro dos Amigos de Sião – Dia 19 de Março - No feriado estadual de 19 de março, teremos o Pr. José Infante, da Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista. Ele é pastor da maior igreja fundamentalista do Brasil (commais de 2 mil membros). Aproveitaremos a presença do Pr. José Infante para fazer um encontro de líderes, no dia 16/03, aqui em nossa igreja. 4. Continuemos orando por nossa família missionária aos perdidos da casa de Israel - Família Kedoshim - Orem para que a graça de Deus seja sempre abundante em suas vidas, suprindo tudo aquilo que necessitarem. E não deixem de prestigiar o ótimo canal de informação http://noticiasdesiao.wordpress.com/

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330