Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

Coração Sábio - O Conhecimento de Deus



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2012-04-10 00:00:00

Coração Sábio - O Conhecimento de Deus

Salmo 90:9-12; Jeremias 9:23-24


Alexandre Aquino


Os versos a seguir são a minha meditação todo ano nessa data, e a cada ano essas verdades tornam-se mais claras e evidentes para minha vida.

 

Salmo 90:9-12

“Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.

Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.

Ensina-nos a contar os nossosdias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.”

 

Neste salmo Moisés faz uma reflexãosobre a brevidade e transitoriedade da vida do homem em contraste com a eternidade e soberania de Deus. Nossas transgressões e pecados mais ocultos estão sob a luz da face do Criador, e dia após dia Ele nos conhece e concede misericórdia ao nos dar o dom da vida. Devemos-Lhe dar o temor que Lhe é devido, e é por isso que o salmista, em uma oração de súplica, pede ao Eterno que nos ensine a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio.

Isso significa avaliarmos o uso donosso tempo à luz da brevidade da vida, e então percebermos que sabedoria é concentrar-se na soberania e revelação de Deus. Quanto mais eu busco a Deus e busco o conhecimento de Deus, revelado em Sua palavra e na minha comunhão diária com Ele, quanto mais ainda isto me torna sábio para viver os dias e anos de vida que Ele me dá.

 

Jim ElliotÀs vezes fico a imaginar a vida de homens que dedicaram seus dias para servir a Deus emorreram tão novos ainda, homens como Jim Elliot um dos cinco missionários mortos enquanto participa de Operação Auca, uma tentativa de evangelizar os Waodani (nativos ameríndios da região amazônica do Equador), morreu aos 28 anos. Dele foi a celebre frase: "Aquele que dá o que não pode guardar (sua vida) para ganhar o que não poder perder (a vida eterna) não é um tolo"; ou como Charles Studd considerado um dos maiores desportistas do final do século XIX, milionário que herdou 29 mil libras esterlinas, uma fortuna naquela época, mas recusou tudo temendo que isso pudesse atrapalhar seus nobre ideais – o chamado de Deus. Doou sua fortuna a diversos trabalhos missionários e doou sua vida como missionário na China e depois foi para Índia e para o Charles Studdcontinente africano. Seu pensamento era: "Se Jesus é Deus e Ele morreu por mim, então nenhum sacrifício pode ser muito grande para nós". A mensagem de Studd foi simples: enquanto a maioria investe em bens materiais, outros investem no Reino de Deus.

 

Imagino como eles aprenderam sabedoria em seus dias, talvez para nós esta esteja oculta, mas certamente eles desfrutaram da soberania e revelação de Deus e ainda estão desfrutando junto ao Pai.

 

Outro texto bíblico que me vem a mente nesse momento e que medito sempre é o de Jeremias 9:23 -24.

“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”

 

 

Nós buscamos cansadamente sabedoria deste mundo para melhor vivermos aqui e sermos reconhecidos pelos homens.

- Issac Asimov, grande escritor russo-americano de ficção científica, escreveu e editou mais de 500 livros, certa vez ao estudar o universo e reconhecer uma mente Criadora, ele disse: “não creio que Deus existe, mas não tenho provas para comprovar essa minha teoria” — Digo aos ateus: Se ele não tem, você tem? (citação do Cap. Pedro em Conferência sobre Criação x Evolução na década de 90 na Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida).

 

Vale aqui lembrar do texto de 1 Coríntios 1:18-21:

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poderde Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação."

 

Buscamos força - saúde e poder, para sobressairmos em nossa sociedade.

RMS Titanic- No dia10 de abril de 1912, há exatos 100 anos, o RMS Titanic iniciou sua jornada de travessia ao Oceano Atlântico rumo a Nova Iork nos EUA, saiu de Southampton na Inglaterra nesse dia e quatro dia depois naufragou. Sua construção durou três anos e foram gastos mais de U$ 7,5 mi,obteve uma fama de “inafundável” da imprensa européia por possuir um casco duplo de aço. Tinha no ato do naufrágio 2.200 pessoas, destas 700 sobreviveram e algumas delas relataram que naquela noite o céu estava escuro, não havia lua,e o mar estava calmo e parecia um espelho d’água.

Deus nos diz: “não se glorie o forte na sua força”. No silêncio daquela noite um iceberg causou um rasgo de 100 metros no casco desse transatlântico. Ao naufragar ele partiu-se no meio e levou consigo centenas de vidas ao fundo do mar.

Aqui, vale lembrar além desse texto de Jeremias o que se diz em Provérbios 29:1:

“O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja cura.”

 

E buscamos riquezas para nos deleitarmos nas comodidades e prazeres que este mundo temporariamente pode nos oferecer; e o pior tudo é que nos gloriamos em obter essas coisas, mas Deus diz: Eu me agrado é daqueles que buscam me entender (relacionamento com Ele) e me conhecer (revelação das Escrituras).

- O evangelho de Lucas relata Jesus repreendendo a avareza, em Lucas 16:16-21 Jesus conta um aparábola e mostra a loucura do homem que confia sua vida nas riquezas. Outra vez relatou a história do rico e Lázaro e fim destes.

 

Que maravilho é conhecer e entender isso! O Senhor Jesus antes de sua prisão, julgamento, crucificação, morte e ressurreição nos revelou em Sua oração em João 17:3 o que consiste a vida eterna.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

 

O conhecimento de Deus em nossos dias de vida é o bem mais valioso que podemos obter, pois ele tem um valor eterno, nunca se acaba, nunca se esgota e nos dá sabedoria para viver.

 

Faço uma oração:

“Obrigado Senhor Eterno por mais um ano de vida, pelas lutas e alegrias que me fizeram buscar mais a Ti, e que eu tenha um coração ensinável que aprenda a sabedoria de viver ao Teu lado, de Te buscar e Te conhecer ainda mais, pois sei que tudo passa, mas o Teu conhecimento é eterno. Meu desejo é que todos, amigos e parentes, que sinceramente leram esta mensagem, desfrutem da vida eterna, a partir de agora, pois o Senhor Jesus nos revelou que a vida eterna é que Te conheçam a Ti o único Deus verdadeiro, e podemos buscar isso agora, a cada instante da nossa vida aqui. Amém.”

 

 

Comentáriospor e-mail:

 

Talveza pergunta mais difícil a fazer (quando seja mesmo com toda sinceridade) é aque Saulo fez ao SENHOR Jesus: "E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor,que queres que eu faça?" - Atos 9:6

-Parece que ecoa em nossos ouvidos e faz tremer o nosso coração.

Jesussabia e fez: "Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquantoé dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar." - João 9:4

Somenterogo misericórdia do SENHOR, para pedir: Senhor, me ajude a fazer, pois sabereu sei muito bem.

QueEle, o SENHOR de nossa história, te guie nos muitos anos de vida pela frente,irmão!

Pr.José Nogueira (Fortaleza, CE)

 

Obrigadopor compartilhar sua meditação. Sinta-se unido a mim em espírito nestameditação.

Parabéns...

Assis(São Paulo, SP)

 

QueDeus continue lhe abençoando e usando você e sua família na obra que Ele lhechamou. Parabéns !

"Paraque ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra,e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor,  para glória de Deus Pai." - Fp 2:10, 11

Giuvane família (Fortaleza, CE)

 

FelizAniversário meu irmão, que o Bondoso Deus em Glória continue te abençoando eguardando e que em Cristo cumpra todas as promessas que Ele têm pra ti e tuadescendencia.

Seuamigo,

Pr.Carlos e familia (Piçarras, SC)

 

ParabensAquino... Deus ti abençoe ricamente e que Ele concede anos a mais do limite....Como vai o meu irmão e família?  Sentimos sua falta.   As notíciasde Patacas são boas embora nós ainda estamos nos EUA. O Pr. Regis e a igrejaS.S tem sido uma benção em Patacas na nossa ausência.  Mande algumas notícias. 

Dan(EUA)

 

Prafrente Aquino,

Parabense que esse Deus tao misericordioso continue abencoando voce, Glau e os meninos.Estamos orando que Deus possa realizar todos os Seus objetivos em voce.

Noste amamos e Ele muito mais.

Felizaniversario. Parabensssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss !

1Cor. 15:58

Pr.Moises (Florianópolis, SC)

 

Comofoi bom receber seu Mail aqui tão longe, na Alemanha. Estamos morando numapartamento da Chamada, do lado alemão mas muito perto da fronteira com aSuíça.

NaPáscoa participamos da grande Conferência anual, o marco mais importante daChamada na Europa. Veio gente de muitos lugares, e a Palavra pregada foi muitoboa e fez bem ao coração.

Desejandoque na sua vida se torne cada vez mais realidade o que lemos em Hebreus 4.2, ouseja, que tudo o que você (e todos nós) ouve e prende da Palavra venhamisturado com fé. Você acredita que eu achei uma tradução alemã que diz que osisraelitas não tiraram proveito da palavra que ouviram porque seu conhecimentonão veio "amassado" (como se amassa o pão) com fé? Legal, não é?

Terminopor aqui deixando um abraço carinhoso em você, na Glau e nos meninos, quelembramos com amor.

Traudi(Alemanha)

 

Aexpressão traduzida para “Contar” no texto original significa “Pesar.

Poderíamosler o versículo assim: “Ensina-nos a colocarmos cada dia na balança”.

Otempo não se mede pelos minutos e horas, mas pelo peso e valor das coisasrealizadas. No final de cada dia deveríamos ter feito alguma coisa que pesepara a causa e glória de Cristo. Como o tempo voa! Cada ser vivo tem certoperíodo de vida; Quando consideramos a brevidade da vida, devemos pesar cada umna balança da eternidade.

Qualquerpessoa que não tem uma visão da ETERNIDADE, jamais chegará a conhecer o verdadeiro valor do tempo.

Concordoplenamente irmão. Dedicar a nossa vida ao Senhor, hoje é o mínimo que pode dara Deus. Viver a vida hoje, a luz da eternidade, nos torna pessoas felizes econtentes na seara do Senhor. O mundo tenta nos impressionar com a sua"beleza", mas o que vale mesmo apena é gastar os anos que nos restam,ganhando almas para o Reino de Deus.

Continuecom esta visão, pois todos aqueles que serviram a Deus no passado, tinham amesma visão: Viver hoje a luz da eternidade. Vale apena! "Pela fé, eleabandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes,permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível" (Hb 11.27). Umabençoado aniversário!

Pr.Cosmo (Pindoretama, CE)

 

Parabensirmão Aquino pelo seu aniversário!

Queo Senhor Deus continue abençoando ricamente você e sua família!

Rômulo,Diana, Oliver e Letícia (Fortaleza, CE)

 

Comcerteza, temos que ver a vida na perspectiva de Deus, de outra forma fadamos nocansaço da mesmice e tristeza. srvir a Deus dá sentido aos nossos dias sobre aterra.

CarmenCinira (Fortaleza, CE)

 

Parabéns,que Deus te abênçoes, que dê muita sabedoria, e que cada dia da sua vida sejapara glorificar e de conhecer o  grandeamor que tem por você e de testemunhar à outros, usando suas reflexções.

Abraços,

Elsa(Fortaleza, CE)

 

Muitassaudades. Mesmo sem responder de imediato o seu E-mail, eu li e fiquei muitofeliz

deestar na sua relação de amigos que teve o privilégio de receber esta mensagem.

Ficofeliz em saber que você pode estar longe de nós, mas não estar longe de nossoDeus.

Desejoque você seja muito feliz, com a verdadeira felicidade que apenas nós que temos

oSenhor Jesus Cristo é que conhecemos. Que você continue em comunhão diária como

GrandeEU SOU. Que o Espírito Santo esteja te direcionando a cada momento de tuaexistência,

eque você esteja sempre ansioso pela volta de nosso amado Senhor e SalvadorJesus Cristo e

semprepronto para servlO.  Beijos na Glau e nascrianças. Amo vocês.

Deusos abençoe ricamente!

MariaJosé Braga (Fortaleza, CE)

 

 

Comentáriospelo Facebook:

 

FACEBOOK

 

Sérvulo Melo, Valéria e D. Ivone

2Samuel 22:3

"sejaforte e corajoso"

 

Yohanna Emanuela

"Parabénspra você , que Deus te abençoe ricamentee :D

saudadesde todos vocês"

 

Renan Colares (ex-colega de trabalho)

"ParabénsAlexandre, desejo muitas felicidades e tudo de bom! Abraço"

 

Fabíola Muritiba

"Felicidadesem Jesus... que o Nosso Pai te abençoe com Alegria, Paz e Luz."

 

Katyucia Miranda

"Parabéns,meu amigo querido!!!! Que Deus te ilumine e cubra de bençãos. Nós amamosvcs!!"

 

Sarah Ingryd

"Parabéeeeeeeeeens,que Deus te abençõe e te dê muiitos e muiitos anos de viida na presença doSenhor e que você

continuea cada dia que passa, mais e mais firme no Senhor !!! Abraços ;** , saudades devocês"

 

Cássia Régis, Thiago Barroso, SuelyReis, Jônatas Duarte, Tiane Garcia, Hércules Herculano, Matheus Garcez, JosielGabriel, Robson Nunes, Flávio Gomes, Màrcia Regina, Anne Karoline, Reno Jessé,Bruno Braga, Berg Lila, Ruth Mendes, Aldir Origuela França, Aldeci Batista,Junior Souza, Dudé, Samuel Barroso, Rebeca Lobo, Alessandra Lobo, JéssicaMeneses, Téia Schneider, Anderson Carneiro, Victor Mata, Ricardo Cavalcante Filho,Monica Matias, Luquinhas Viana, Regina Oliveira, Evandro Amorim, EriednaGoncalves

"Parabéns!Deus te abençoe meu irmão... saudades"

 

Liana Frutuoso

"ParabénsAlexandre! Que Deus abençoe cada vez mais vc e a familia aí em Floripa! :) Meuspais mandam lembranças! Ah, aproveitando a oportunidade pra enviar a foto com opapai em Jan/2012 (Canela/RS)"

 

Glaucia Linhares

"Meuirmão querido parabéns por mais um ano de vida! Que o Senhor te abençoe e te dêsabedoria para viver os planos que Ele preparou para Ti. Saudades de sua família.Vcs fazem muita falta. Vou ler o texto que vc mandou e depois mandarei meucomentário. Abraço meu e de minha família. :)"

 

Bruno e Rose

"Parabensmano,vc he especial nos dois sabemos disso, obrigado por seu exemplo. Amamosvc, sentimos sua falta."

 

Andréa Costa

"Queridoirmão sou muito grata a Deus por sua vida, você que é um exemplo de pessoafranca, batalhadora e acima de tudo temente a Deus... Todos os dias agradeço anosso Deus maravilhoso que nos deu a vida e com ela essa sede de aprender maissobre a sua palavra que o Senhor Jesus possa sempre ser contigo fortalecendosua fé Naquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos oupensamos. FELIZ ANIVERSARIO!"

 

Alessandra Silvana

"Alexandre Aquino,somos agradecidos também por mais um ano de sua vida.Que Deus continue a abençoar você e sua familia e não esqueça:quando vier aquinão deixe de nos visitar,ok? PARABÉNS!!!!!!!!!!"

 

Matheus Paiva

"Ésempre muito bom ver que há irmãos como vc, que tem uma perspectiva eterna dascoisas, e fico muito feliz por ver que vc vive com os olhos da fé, não se importandocom as opiniões dos homens. Meus parabéns, Aquino, pelo seu aniversário.Continue assim, sendo esse homem de Deus. Abraços."

 

Marcus Ferreira

"Parabénsmano!!!! Deus seja contigo. Vou lê com calma sua reflexão, e certamente tirareilições para minha vida tb. Forte Abraço."

 

Marta Garcia

"Queseu desejo seja o do SENHOR para sua vida porque ELE sabe o que é melhor paranós !!! Parabéns!!! Saudades muitos abraços, o "caminhão" mandaabraços tbm..."

 

Lynda Neuman

"QueDeus lhe abençõe mais e mais com dias cheias de obediência e alegria!"

 

Ricardo Racastro

"Parabéns,que Deus lhe conceda muitos anos de bençãos!"

 

Renan Santos

"FelizAniversário Alexandre que Deus abençoe você e sua família grandemente...abraçosboa semana!"

 

Aline Batista

"Parabéns que DEUS te abençoemuito... Abraço"

 

Anna Carolina Lopes

"Parabénsirmão!! Que Deus o abençoe grandemente e continue o usando juntamente com suafamilia para ser uma benção =)"

 

Ailton Leite

"Felicidades,irmão!"

 

Luiz Flor Santos

"Tenhoexperimentado uma alegria baseada no fato de estar em oração e amando a Palavrade Deus por lê-la e amá-la. Esse seu texto me deixou mais desafiado a buscar maiscomunhão com Deus, pois esse fato tem me feito um ser humano mais a alturadessa palavra. Deus nos criou para sermos perfeitos seres humanos e o somos(nesse mundo não tão perfeitamente) quando nos mantemos em comunhão com ele.Não sei se voce já sentiu alegria por ouvir ou ler um assunto (não uma alegriacomum, mas algo especial), bem, foi assim que me senti agora ao ler seu texto eseu desafio de viver em comunhão com Deus. Abraços e parabéns!!!!"


0





Pedidos de oração:

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330