Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

Líderes Religiosos Combatem Onda anti-Israel.



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2012-11-09 00:00:00

Líderes Religiosos Combatem Onda anti-Israel.

09/11/2012


Pr. José Nogueira


Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Missões - www.cristoevida.com

Líderes Religiosos Combatem Onda anti-Israel

nas Igrejas Protestantes 

Líderes cristãos e judeus se reúnem para combater o sentimento anti-Israel dentro das grandes igrejas protestantes ao redor do mundo.  

A B'nai B'rith, juntamente com a Fraternidade Ecumênica de Pesquisa Teológica em Israel deu início a uma conferência conjunta nesta segunda-feira com o objetivo de combater o sentimento anti-Israel dentro das grandes igrejas protestantes ao redor do mundo. De acordo com Alan Schneider, diretor do B'nai B'rith World Center, em Jerusalém, as igrejas protestantes nas duas últimas décadas tornam-se cada vez mais alinhadas contra Israel. 

Esta tendência foi fortemente reafirmada em outubro, quando 15 líderes de igrejas protestantes na América enviaram uma carta ao Congresso pedindo uma investigação e possível suspensão da ajuda militar dos EUA para Israel. 

A carta levou várias organizações judaicas a deixarem uma conferência anual do diálogo cristão-judaico. "Esta carta quebrou a confiança de organizações judaicas envolvidas no diálogo inter-religioso", disse Schneider. "O objetivo desta ação é proporcionar a oportunidade aos representantes de igrejas protestantes que apoiam Israel a conhecerem pessoas e denominações semelhantes de outros países". 

"Eles muitas vezes são vozes solitárias [em suas igrejas] que têm tomado iniciativas pessoais para contrariar esta onda de agitação anti-Israel, e por isso esperamos que este seja o início de contatos permanentes e de cooperação entre os participantes." Mais de 20 cristãos e líderes judeus de todo o mundo estão participando da conferência de quatro dias, que vai procurar formular uma estratégia para o trabalho de reverter a atitude hostil de muitas igrejas protestantes em relação a Israel, disseram os organizadores do evento. 
Falando na abertura da conferência, na noite de segunda-feira em Maale HaHamisha, o rabino Shlomo Riskin, fundador do Centro de Entendimento e Cooperação judaico-cristã, disse que a doutrina da "teologia da substituição" foi um importante fator na hostilidade cristã em relação à Israel. A teologia da substituição é a noção de que a Igreja cristã se tornou o "novo Israel", e que as promessas de Deus para o povo de Israel foram transferidas para o cristianismo. 

 "...de um lado dizemos que amamos o povo judeu e de outro lado nós odiamos Israel. Isso não é possível. Você não pode amar o povo judeu e odiar Israel"

"Se você acredita em teologia da substituição e que os cristãos herdaram dos judeus e que os judeus já não estão em relacionamento de aliança com Deus, então nós não temos o direito de estar em Israel", Riskin disse. "[Mas] as nossas raízes em Israel tem 4.000 anos de idade. Nós não ocupamos a terra de ninguém. Houve uma cadeia ininterrupta da vida judaica em Jerusalém, Hebron e Safed por 4.000 anos ", continuou o rabino. Em resposta, o Rev. Dr. Paul Wilkinson, do Reino Unido, expressou sentimentos de Riskin, criticando as principais igrejas de nunca terem se dissociado totalmente da teologia da substituição.  

De acordo com Wilkinson, uma campanha de propaganda está sendo travada pela Autoridade Palestina, pelo mundo islâmico e pela igreja protestante incluindo a Igreja Evangélica.

"A grande contradição que acontece hoje na igreja é que de um lado dizemos que amamos o povo judeu e de outro lado nós odiamos Israel. Isso não é possível. Você não pode amar o povo judeu e odiar Israel", declarou Wilkinson. 
  
Edição : Lia Bergmann - Assessora de Direitos Humanos e Comunicações da B'nai B'rith do Brasil

 

http://www.bnai-brith.com.br/content/mail/press.asp?cod=342


0





Pedidos de oração:

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330