Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

O TÚMULO DE DAVI



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


02/02/2016

O TÚMULO DE DAVI


Pr. José Nogueira


LEMBRANÇAS DA VIAGEM - 02/FEVEREIRO/2016

 

O local do Túmulo de Davi talvez seja um dos locais que menos chame atenção dos turistas que visitam Israel.

 

Creio que isso acontece por duas causas:

 

1 – O local não é pomposo, não tem quase nada para ver. Antigamente era mais bonito – o revestimento de uma cerâmica antiga azul real e uma coroa de ouro embelezavam e davam o glamour ao túmulo. Contudo, o local, por estar em Jerusalém Oriental – de quase totalidade árabe, sempre era vítima de atentados, depredações, roubos, etc. A solução foi deixá-lo mais simples possível.

 

2 – Muito perto do Túmulo de Davi (para não dizer quase em cima) está o Cenáculo – local da Última Ceia e onde aconteceu o milagre do Dia de Pentecoste (Atos 2). E esse local “rouba” a atenção dos visitantes desavisados.

 
Porta de Sião - entrada de Jerusalém Oriental. Entrada para visitar o Túmulo de Davi

Porta de Sião - entrada de Jerusalém Oriental. Entrada para visitar o Túmulo de Davi

 
Alunos do Curso

Alunos do Curso de Geografia e Arqueologia Bíblica, diante da Porta de Sião. Como é a entrada de Jerusalém Oriental, foi palco de duas guerras: de 1948 (Guerra da Independência - quando a Jordânia ficou no controle dessa parte de Jerusalém), e de 1967 (Guerra dos Seis Dias, quando Israel revidou o ataque do  Egito, Jordânia e Síria, apoiados pelo Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão - e retomou essa parte de Jerusalém dos jordanianos).

 

Mas, para os judeus o Túmulo de Davi é importantíssimo, por isso durante o dia todo encontram-se judeus ortodoxos e judeus religiosos orando diante do túmulo. A oração que mais fazem é recitar o Salmo 122:

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR.

Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.

Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta.

Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR., até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR..

Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi.

Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.

Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.

Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti.

Por causa da casa do SENHOR. nosso Deus, buscarei o teu bem”.

 
Rua Acesso Tumulo

Rua que dá acesso ao Túmulo de Davi e Cenáculo.

 
Entrada do Túmulo

Na entrada do Túmulo de Davi há uma Hanukiah gigante - os judeus comemoram a libertação e reconsagração do Templo de Jerusalém do domínio dos Gregos Seleucidas (no II Século a.C.), sob a liderança dos Macabeus, e o milagre do azeite que havia numa botija - que duraria um dia só - e que queimou no candelabro do Templo por oito dias. Este é o motivo dos nove braços da Chanukiá, sendo o braço do meio, mais proeminente, denominado Shamash (servente), pois a vela que é colocada neste braço é usada para acender as velas que são colocadas nos outros oito braços.

 

Davi é respeitado e considerado profeta por muitas religiões: Judeus, Muçulmanos, Druzos, Bahaís, Cristãos, etc.

 
Cristão Vão ao Túmulo de Davi

Cristãos vão ao Túmulo de Davi.

 
Judeus e Mulçumanos

Judeus e muçulmanos vão ao Túmulo de Davi.

 
Dois Arabes

Dois árabes e um judeu (sentado) oram no local em que há mais de dois mil anos se acredita que é o Túmulo de Davi.

 

Há uma antiguíssima tradição (de milhares de anos) que diz ser aquele local o Túmulo de Davi, e é em todo o Israel o único local que reivindica ser a sepultura de Davi (coisa raríssima em Israel, pois quase todos os pontos históricos identificados por tradição têm mais de um local reivindicando ser o original – por exemplo: há três locais que dizem ser o túmulo de Maria, e em todos os três há igrejas católicas erguidas para honrar o local).

 

Além da tradição milenar, há uma evidência fortíssima vinda do Novo Testamento que fortalece essa identificação. Trata-se do sermão do apóstolo Pedro, em Atos 2:29 (“Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura”).

1º - Pedro estava pregando no Cenáculo (e, como dissemos, fica quase acima do Túmulo de Davi), e diz que entre eles, naquela época, estava o Túmulo de Davi.

Pedro parece falar de alguma coisa perto, algum local próximo, dá uma sensação de que talvez tenha apontado para o local.

 

2º - Pedro diz que o Túmulo de Davi estava entre eles naquele seu tempo. Como também já explicamos, o único local que há milhares de anos se diz que é o túmulo de Davi é exatamente aquele que fica próximo ao Cenáculo.

 

3º - Pedro está argumentando que a profecia sobre a ressureição do Messias, do Salmo 16, se realizou em Jesus Cristo, e não com Davi. E prova disso é que a sepultura de Davi estava bem ali, e era possível até conferir que Davi não tinha ressuscitado. O argumento de Pedro não teria sentido se não se soubesse onde era o túmulo de Davi ou que esse local houvesse sido perdido.

 

Lições para hoje do antiguíssimo Túmulo de Davi:

1ª - Davi era um pecador como nós – Salmo 32 e Salmo 51

Conhecemos muito bem, nas Escrituras, os pecados de Davi. Lamentamos e até ficamos atônitos com os erros que cometeu o rei Davi. Contudo, ao ler e meditar nos salmos de arrependimento (32 e 51), nos impressiona como Davi levou a sério o arrepender-se diante de Deus, de chorar amargamente diante do SENHOR. Para Davi seus pecados foram afrontas ao SENHOR Deus, e demonstra sua dor e compromisso de redimir-se seriamente (é interessante: não se vê Davi cometendo o mesmo pecado nenhuma vez – não há reincidência em Davi, ele se arrependia para valer!

 

2ª – Davi era um ser humano como nós – 1 Samuel 17:12-16

Davi compôs a maioria dos Salmos, foi o primeiro rei de Israel da Dinastia do Messias, conquistou Jerusalém, guerreiro por excelência, muito sábio, respeitado pelas maiores religiões do mundo, et cétera.

Creio que o segredo está no fato da Bíblia revelar que Davi tinha um coração que agradava a Deus – Atos 13:22 (“Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”).

Como era o coração de Davi?

Ele amava ao SENHOR e lhe tinha profunda comunhão. Ele era humilde. Era sincero e devotado. Percebe-se nos Salmos que Davi era totalmente dependente de Deus, um homem de oração. Davi tinha um coração quebrantado. Davi buscava sempre a glória do SENHOR.

 

Oração: Senhor, dai-me um coração que seja conforme o Teu coração, que Te agrade, sirva e honre a Ti, agora e sempre, amém!


0





Pedidos de oração:

1 - Continuemos orando pelo Pr. Geraldo Cruz Fonseca, por seu tratamento alternativo para conter a Esclerose Lateral.

Oremos por sua esposa Leta: que ela continue perseverante e cheia de bom ânimo e confiança no SENHOR.

2 – Vamos perseverar em oração pela nossa CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA, que será no mês de março inteiro. Oremos pelas participações dos missionários, pela presença de todos os irmãos, pelos alvos e objetivos dessa Conferência.

3 – Oremos pelo Celebrando a Família 2016: Sábado (dia 06/fevereiro) – às 19 horas: Programação e Estudos Bíblicos para casais, jovens e crianças – durante todo o período de Carnaval – Com o Pr. Sérgio e Magali Leoto (da Equipe Lar Cristão). Entrada franca – Programação e horários no site: www.cristoevida.com

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330