Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

OS TRÊS FIOS DA VERDADE NA VIDA MORAVIANA



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


29/09/2016

OS TRÊS FIOS DA VERDADE NA VIDA MORAVIANA

www.cristoevida.com


Pr. José Nogueira


Todos aqueles que lutam pela ação missionária em qualquer âmbito sabem quão importante foi a semente da Igreja dos Morávios para o avanço do cumprimento da Comissão. A maioria de nós concorda que a jornada missionária dos séculos XVIII e XIX fazem parte dos frutos da oração e compaixão dos morávios. Sem dúvida alguma, quando pensamos em missões e no que tem sido feito nas nações, sabemos que nossos irmãos, sob a orientação inicial do conde Nikolau Zinzendorf tiveram grande participação nisso.

 

moraviana

Eis o selo da Igreja Moraviana, diz "Venceu o nosso Cordeiro. Vamos segui-Lo". Depois de muita perseguição no seu país de origem, Boemia - Morávia, no centro da Europa, um pequeno grupo escapou para a Alemanha oriental (1722).

 

   Cinco anos depois, na vila de Herrnhut (abrigo do Senhor), na propriedade rural do Conde de Zinzendorf, Deus derramou sobre eles seu Espírito Santo de uma maneira especial (1727). Não é que houve milagres e línguas, mas muito quebrantamento verdadeiro e uma consciência profunda de ser uma comunhão ao redor do Cordeiro de Deus.

 

   Iniciaram o que seria a reunião de oração mais longa da história, cem anos de intercessão ininterrupta. Um grupo de jovens começou a preparar-se para missões após o dia de trabalho árduo de colono, estudando a Bíblia, línguas, geografia e medicina. Mas cinco anos depois, o Conde estava em Copenhagen na festa de coroação de um rei dinamarquês. Ali ele recebeu duas chamadas, uma para trabalhar entre os escravos numa ilha dinamarquesa no Caribe, outra para ajudar na evangelização entre os esquimós na Groenlândia. Voltando para casa, a sua igreja aceitou o  desafio, iniciando o imenso  trabalho missionário moraviano.

 

Este movimento que, em 20 anos, enviou mais missionários para os campos do que toda a igreja protestante em dois séculos!

   "Venceu o nosso Cordeiro! Vamos seguí-Lo!" Que privilégio ser seguidor de Jesus! Vamos por onde Ele nos levar. Amém!

 

É muito comentada a força na oração que cercava a espiritualidade dos moravianos, mas é preciso citar também o quanto investiram suas próprias vidas e recursos em prol do avanço do Evangelho aos perdidos. Quando James W. Goll cita a importância dos nossos irmãos na história da igreja, levanta com excelência objetiva o que ele mesmo chama dos TRÊS FIOS que estavam entrelaçados na vida daqueles valorosos irmãos:

 

“A história dos moravianos está entremeada com a vida e o ministério de alguns dos líderes mais importantes da Igreja nos grandes despertamentos e reavivamentos que transformaram a sociedade ocidental no século XVIII. Deus deu a eles três fios em torno dos quais teceram a sua vida, e esse fios ajudaram os morávios a mudar o mundo.”

 

Eis os três alicerces espirituais sobre os quais aqueles irmãos construíram um dos mais notáveis, poderosos e influentes avivamentos espirituais da História do Cristianismo:

 

1) Eles viviam em unidade relacional, em comunidade espiritual e vida sacrificial.

 

2) O poder de sua oração persistente produziu paixão e zelo missionários para alcançar os perdidos.

Muitos deles chegaram a se vender como escravos e ir a lugares como o Suriname na América do Sul. Assim puderam levar a luz do Evangelho até sociedades fechadas. Os morávios foram os primeiros missionários aos escravos de São Tomé e Príncipe nas Ilhas Virgens, foram a lugares como a Lapônia, Groelândia e a muitos outros recantos da África.

 

3) O terceiro fio descreve-se com o lema que guiava a vida deles: “Ninguém trabalha a menos que alguém ore”.

Isso tomou forma em um compromisso comunitário de oração constante e ministração ao Senhor. Essa oração prosseguiu ininterruptamente, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, todos os dias de cada ano, durante mais de cem anos!

 

Que esse legado de inestimável valor atravesse os séculos da história pousando sobre os nossos corações, conduzindo-nos a uma vida comprometida com Cristo e sua vontade, permeada de oração e compaixão; que aqueles que vierem após nós recebam das sementes que semeamos hoje e, o CORDEIRO, QUE FOI IMOLADO, RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SACRIFÍCIO! Isaías 53:11.






Pedidos de oração:

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330