Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

Ilhas Faroë



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2004-06-03 00:00:00

Ilhas Faroë

Salmo 42.1


Diaconia de Missões


Lembrando um pouco da História da Igreja e das Missões

Universidade de Halle,  na Alemanha,  a sede do Pietismo - lá  foi  estabelecido  um centro para línguas orientais e incentivado esforços em traduzir o Bíblia para  línguas nativas.

O movimento missionário protestante teve seus primórdios com o pietismo alemão, um movimento de renovação do luteranismo liderado por Philip Spener e Auguste Francke, com sede na Universidade de Halle (1694). A colaboração entre o rei da Dinamarca e os pietistas resultou na primeira missão protestante, que enviou os missionários Bartolomeu Ziegenbalg e Henrique Plütschau para Tranquebar, na Índia, em 1705.

Os pietistas influenciaram o conde Nicolaus Ludwig von Zinzendorf (1700-1760), que acolheu em sua propriedade na Saxônia um grupo de refugiados morávios perseguidos pela Contra-Reforma, herdeiros do pré-reformador checo João Hus. Sob a liderança do piedoso Zinzendorf, os morávios empreenderam um vigoroso movimento missionário que até 1760 enviaram 226 missionários a São Tomás (Ilhas Virgens), Groenlândia, Suriname,  África do Sul, Jamaica, Antígua e aos índios norte-americanos.

 Os ingleses, influenciados tanto pelos pietistas e morávios quanto pelo avivamento evangélico do século 18, iniciaram um movimento de oração intercessória pela conversão dos outros povos (pagãos). Um líder de grande impacto foi o batista William Carey (1761-1834), considerado "o pai das missões modernas". Em 1792, ele publicou "Um estudo sobre a obrigação dos cristãos de usarem meios para a conversão dos pagãos" e pregou um célebre sermão baseado em Isaías 54.2,3. Vencendo muita oposição e desânimo, fundou com vários colegas a Sociedade Batista Particular para a Propagação do Evangelho entre os Pagãos, depois denominada Sociedade Missionária Batista. Em 1793, Carey foi para a Índia, onde passou o restante da sua vida.

Finalmente, no início do século 19, um grupo de estudantes do Seminário de Andover, na Nova Inglaterra, criou a Sociedade de Investigação do Assunto de Missões, o que levou em 1810 à fundação da Junta Americana de Comissionados para Missões Estrangeiras. Dois anos depois, vários missionários foram enviados para a Ásia, entre os quais Adoniram Judson, que trabalhou na Índia e na Birmânia. Outros campos pioneiros da Junta Americana foram o Ceilão, o Oriente Próximo, a China e Madura, uma ilha da Indonésia.

No século 19, outros notáveis missionários  foram: Reginald Heber (Índia), Robert Morrison e Hudson Taylor (China), Guido Verbeck, James Hepburn e Samuel Brown (Japão), Horace Underwood e Henry Appenzeller (Coréia), John Paton (Mares do Sul), Ludwig Nommensem (Sumatra), Daniel Bliss e Howard Bliss (Síria), David Livingstone e Robert Moffat (África), Robert Kalley, Ashbel Simonton e William Bagby (Brasil). Entre as mulheres, destacaram-se Mary Slessor (Calabar, África Ocidental), Florence Young (Austrália, Ilhas Salomão e China) Gladys Aylward e Amy Carmichael (Índia), entre outras.


0


http://www.ultimato.com.br/revistas_artigo.asp?edicao=286&sec_id=734




Pedidos de oração:

1. Hoje a igreja Luterana está em declínio de sua fé, vivendo no tradicionalismo, nominalismo e descomprometida com a pregação do Evangelho. perdeu o seu aspecto de igreja regenerada. Ore pela consciência de arrependimento por parte da liderança. Que o Senhor possa produzir homens fervorosos e missionários como os morávios. 2. Há muitas igrejas carismáticas. Ore para que Deus produza igrejas verdadeiras e crentes amadurecidos para o testemunho do Senhor Jesus tanto aos habitantes das 17 ilhas, como para outras partes da fria Europa e demais continentes.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330