Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

O DEUS DO IMPOSSÍVEL



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


13/03/2017

O DEUS DO IMPOSSÍVEL

Isaías 43:2


Pr. Nogueira


“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”

Isaías 43:2

 

I – PANORAMA DA HISTÓRIA DE ISRAEL

 

2090 a.C.

CHAMADA DE ABRÃO PARA FUNDAR A NAÇÃO – GN 12:1-8

                     PATRIARCAS: ABRAÃO & SARA, ISAQUE & REBECA, JACÓ & RAQUEL

 

1876 a.C.

JOSÉ LEVA SEU PAI JACÓ E MAIS 75 PESSOAS PARA O EGITO – ATOS 7:11-16

11         Sobreveio então a todo o país do Egito e de Canaã fome e grande tribulação; e nossos pais não achavam alimentos.

12         Mas tendo ouvido Jacó que no Egito havia trigo, enviou ali nossos pais, a primeira vez.

13         E na segunda vez foi José conhecido por seus irmãos, e a sua linhagem foi manifesta a Faraó.

14         E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.

15         E Jacó desceu ao Egito, e morreu, ele e nossos pais;

16         E foram transportados para Siquém, e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Emor, pai de Siquém

            PASSARAM 430 ANOS NO EGITO, ATÉ QUE DEUS LEVANTOU MOISÉS PARA LIDERAR O ÊXODO – Êx 12:40-41

 

1446 a.C.

O ÊXODO: SAÍDA DO EGITO – 2 MILHÕES DE DESCENDENTES DE ABRAÃO – Êx 12:37

 

Israel egito

 

“Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos”

 

1406 a.C.

ENTRADA NA TERRA DE CANAÃ SOB A LIDERANÇA DE JOSUÉ – Js 3:7-17

            1389 A 1050 a.c. (339 ANOS) – PERÍODO DOS JUÍZES

 

divisao_das_tribos

 

1050 a 930 a.C

OS TRÊS PRIMEIROS REIS DE ISRAEL

1050 A 1010 a.C. – REINADO DE SAUL

1010 A 970 a.C. – REINADO DE DAVI

970 a 930 a.C. – REINADO DE SALOMÃO

            INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO EM 966 a.C. – 2 Cr 3:1-2 e 1 Rs 6:37-38

 

930 a.C

MONARQUIA DIVIDA: REINO DO NORTE (ISRAEL – SAMARIA) E REINO DO SUL (JUDÁ – JERUSALÉM) – 1 Re 12:16-20

 

16         Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.

17         No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão.

18         Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao carro para fugir para Jerusalém.

19         Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.

20         E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá.

 

profetas

 

722 a.C.

QUEDA DE SAMARIA PELOS ASSÍRIOS (NÍNIVE) – REINADO DE OSÉIAS, REI DE ISRAEL – 2 Re 18:9-12

            DEPOIS DO CERCO E VITÓRIA DE SALMENESER V SOBRE A SAMARIA DO REI OSÉIAS, SARGÃO II DESTRÓI SAMARIA E DESTERRA OS SOBREVIVENTES.

            20 ANOS DEPOIS, SENAQUERIBE TENTA FAZER O MESMO COM JERUSALÉM DO REI EZEQUIAS, MAS DEUS INTERVÉM – Is 37:36-38

 

606 a.C.

NABUCODONOSOR, DA BABILÔNIA, CERCA JERUSALÉM DE JEOIAQUIM (ELIAQUIM) – QUE SE RENDE – 2 Cr 36:5-7

 

jeoaquim

AQUI COMEÇOU O TEMPO DOS GENTIOS – LUCAS 21:24.

 

596 a.C.

SEGUNDA REVOLTA  CONTRA A BABILÔNIA – SEGUNDA LEVA DE CATIVOS (EZEQUIEL)

 

586 a.C.

ZEDEQUIAS SE REBELA, E NABUCODONOR DESTROI JERUSALÉM E O REINO DE JUDÁ – 2 Cr 36:11-20

 

DOMÍNIOS GENTIOS APÓS A BABILÔNIA

INÍCIO DO DOMÍNIO PERSA – 539 A.C. CIRO, IMPERADOR DA PÉRSIA, ORDENA A VOLTA DOS JUDEUS – 538 A.C.

 

DOMÍNIO DO IMPERIO GREGO: ALEXANDRE, O GRANDE, CONQUISTA O MUNDO E INVADE JERUSALÉM: DOMÍNIO MACEDÔNIO – 333 A 323 A.C.

            DOMÍNIO DOS PTOLOMEUS – 323 A 198 A.C.

            DOMÍNIO DOS SELÊUCIDAS  – 198 A 166 A.C.

 

DOMÍNIO DA FAMÍLIA DE JUDAS MACABEUS E SEUS DESCENDENTES, OS ASMONEUS, SOBRE ISRAEL – 166 A 63 A.C.

 

DOMÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO - CONQUISTA DE JERUSALÉM POR POMPEU, GENERAL ROMANO, ANEXANDO TODA A REGIÃO AO IMPÉRIO ROMANO – 63 A.C.

DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM – 70 D.C.

 

DOMÍNIO BIZANTINO - POR UM SÉCULO E MEIO, JERUSALÉM FOI UMA PEQUENA CIDADE DE PROVÍNCIA. ESSE QUADRO MODIFICOU-SE RADICALMENTE QUANDO O IMPERADOR BIZANTINO CONSTANTINO TRANSFORMOU JERUSALÉM EM UM CENTRO CRISTÃO. A BASÍLICA DO SANTO SEPULCRO D.C.) FOI A PRIMEIRA DE UM GRANDE NÚMERO DE MAJESTOSAS CONSTRUÇÕES QUE SE ERGUERAM NA CIDADE.

 

DOMÍNIO MUÇULMANO - OS EXÉRCITOS MUÇULMANOS INVADIRAM O PAÍS EM 634 D.C. E QUATRO ANOS MAIS TARDE O CALIFA OMAR CONQUISTOU JERUSALÉM. SOMENTE DURANTE O REINADO DE ABD EL-MALIK, QUE CONSTRUIU O DOMO DA ROCHA (MESQUITA DE OMAR) EM 691 D.C., JERUSALÉM FOI POR UM RÁPIDO PERÍODO A RESIDÊNCIA DO CALIFA. APÓS UM SÉCULO DE DOMÍNIO DA DINASTIA OMÍADA DE DAMASCO, JERUSALÉM PASSOU, EM 750 D.C., A SER GOVERNADA PELA DINASTIA DOS ABÁSSIDAS DE BAGDÁ, EM CUJA ÉPOCA COMEÇOU O DECLÍNIO DA CIDADE.

 

DOMÍNIO DOS CRUZADOS - OS CRUZADOS CONQUISTARAM JERUSALÉM EM 1099 D.C., MASSACRARAM SEUS HABITANTES JUDEUS E MUÇULMANOS E FIZERAM DA CIDADE A CAPITAL DO REINO CRUZADO. SOB O DOMÍNIO DOS CRUZADOS, SINAGOGAS FORAM DESTRUÍDAS, VELHAS IGREJAS FORAM RECONSTRUÍDAS E MUITAS MESQUITAS TRANSFORMADAS EM TEMPLOS CRISTÃOS. OS CRUZADOS DOMINARAM JERUSALÉM ATÉ 1187 D.C.,

 

DOMÍNIO MAMELUCO - QUANDO A CIDADE FOI CONQUISTADA POR SALADINO, O CURDO.

OS MAMELUCOS, QUE ERAM A ARISTOCRACIA FEUDAL MILITAR DO EGITO, GOVERNARAM JERUSALÉM A PARTIR DE 1250 D.C. ELES CONSTRUÍRAM NUMEROSOS E ELEGANTES EDIFÍCIOS, MAS VIAM A CIDADE APENAS COMO UM CENTRO TEOLÓGICO MUÇULMANO E A ARRUINARAM ECONOMICAMENTE, POR SEU DESLEIXO E IMPOSTOS EXORBITANTES.

 

 

DOMÍNIO TURCO-OTOMANO - OS TURCOS OTOMANOS, CUJO DOMÍNIO SE PROLONGOU POR QUATRO SÉCULOS, CONQUISTARAM A CIDADE EM 1517 D.C. SULEIMAN, O MAGNÍFICO, RECONSTRUIU AS MURALHAS DE JERUSALÉM (1537), CONSTRUIU O RESERVATÓRIO DO SULTÃO E INSTALOU FONTES PÚBLICAS POR TODA A CIDADE. APÓS SUA MORTE, AS AUTORIDADES CENTRAIS DE CONSTANTINOPLA DEMONSTRARAM POUCO INTERESSE POR JERUSALÉM. DURANTE OS SÉCULOS XVII E XVIII, JERUSALÉM VIVEU UM DE SEUS PIORES PERÍODOS DE DECADÊNCIA.

 

JERUSALÉM TORNOU A PROSPERAR A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. UM CRESCENTE NÚMERO DE JUDEUS QUE RETORNAVAM À SUA PÁTRIA ANCESTRAL, O DECLÍNIO DO IMPÉRIO OTOMANO E O RENOVADO INTERESSE DA EUROPA PELA TERRA SANTA FORAM OS FATORES DO REFLORESCIMENTO DA CIDADE.

 

DOMÍNIO BRITÂNICO -  EXÉRCITO BRITÂNICO, COMANDADO PELO GENERAL ALLENBY, CONQUISTOU JERUSALÉM EM 1917. ENTRE 1922 E 1948, JERUSALÉM FOI A SEDE ADMINISTRATIVA DAS AUTORIDADES BRITÂNICAS NA TERRA DE ISRAEL (PALESTINA), QUE FORA ENTREGUE À GRÃ-BRETANHA PELA LIGA DAS NAÇÕES APÓS O DESMANTELAMENTO DO IMPÉRIO OTOMANO NO FINAL DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. A CIDADE DESENVOLVEU-SE RAPIDAMENTE, CRESCENDO RUMO AO OESTE, PARTE QUE SE TORNOU CONHECIDA COMO A “CIDADE NOVA”.

 

DOMÍNIO SEMI-JUDAICO - COM O TÉRMINO DO MANDATO BRITÂNICO EM 14 DE MAIO DE 1948 E DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO DA ONU EM 29 DE NOVEMBRO DE 1947, ISRAEL PROCLAMOU SUA INDEPENDÊNCIA E JERUSALÉM TORNOU-SE A CAPITAL DO PAÍS. OPONDO-SE AO ESTABELECIMENTO DO NOVO ESTADO, OS PAÍSES ÁRABES LANÇARAM-SE NUM ATAQUE DE VÁRIAS FRENTES, O QUE DEU ORIGEM À GUERRA DA INDEPENDÊNCIA EM 1948-49. AS LINHAS DE ARMISTÍCIO, TRAÇADAS AO FINAL DA GUERRA, DIVIDIRAM JERUSALÉM EM DUAS PARTES: A CIDADE VELHA E AS ÁREAS AO SEU REDOR, AO NORTE A AO SUL, FICARAM SOB O DOMÍNIO DA JORDÂNIA; ISRAEL RETEVE O CONTROLE DAS PARTES OCIDENTAL E SUDOESTE DA CIDADE.

 

JERUSALÉM FOI REUNIFICADA EM JUNHO DE 1967, EM RESULTADO DE UMA GUERRA NA QUAL A JORDÂNIA TENTOU APODERAR-SE DA PARTE OCIDENTAL DA CIDADE. O QUARTEIRÃO JUDEU DA CIDADE VELHA, DESTRUÍDO SOB O DOMÍNIO JORDANIANO, FOI RESTAURADO E OS CIDADÃOS ISRAELENSES PUDERAM DE NOVO VISITAR OS SEUS LUGARES SANTOS, O QUE LHES TINHA SIDO NEGADO DESDE 1948 ATÉ 1967.

 

IMPORTANTE

CONTUDO, AINDA ESTAMOS NO TEMPO DOS GENTIOS – LUCAS 21:24

 

muro

 

 

 






Pedidos de oração:

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330