Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

Angola (África)



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2005-01-26 00:00:00

Angola (África)

Mateus 7:12


Diaconia de Missões


Campanha Regional da África Austral contra o Abuso e Crianças
O fenômeno abuso de menores enquadra-se na grande temática da violência contra menores que à luz da Convenção dos Direitos da Criança constitui crime e é punível pela lei. Na verdade, milhares de crianças são anualmente sacrificadas para satisfazer prazeres sexuais constituindo-se, por isso, numa mais valia para as redes mundiais de exploração. Para a UNICEF, não se pode estimar o número exato de crianças que são vítimas deste "ato criminoso"….Nos motéis, nos caminhões que cruzam fronteiras, por vezes muito distantes das suas casas ou países onde foram traficadas, ou talvez nas escolas primária e secundárias, nos centros comerciais ...há sempre uma ou mais crianças em situação de perigo.

Nenhum país, nenhuma sociedade se pode considerar imune da exploração sexual de menores. Nenhuma criança pode também ser considerada totalmente protegida. Pobreza, práticas tradicionais, desintegração familiar, drogas e conflitos armados agravam cada vez mais a vulnerabilidade das crianças a todas as formas de exploração. A procura pode tanto vir dos pedófilos como não, enquanto que a oferta advém e é assegurada por famílias pobres e até por "madames" conscientes ou não do perigo que correm os seus filhos no mercado do sexo. Este negócio acontece, geralmente, com a cumplicidade de certas categorias de atores: condutores de táxis, recepcionistas de hotéis ou pensões (que fazem vista grossa), vizinhos que são tolerantes a ocorrências de abuso mesmo sabendo que na porta ao lado há crianças em situação de perigo. Onde quer que isso aconteça, seja de que forma for, com a cumplicidade de quem quer que seja, indivíduo ou grupo de pessoas uma coisa é certa: a exploração sexual da criança, sobretudo a comercial, é um ato permanente e nunca ocorre longe de onde nos encontramos

Causas de abuso de menores na África Austral
Vários estudos nacionais para avaliação do fenômeno de abuso de menores realizados em alguns países da África Austral, nomeadamente, Zimbábue, Moçambique, África do Sul e Zâmbia, permitiram a identificação de aspectos comuns que por sua vez nos dão uma visão geral da magnitude do problema na região. Como causas deste fenômeno os estudos salientam os seguintes aspectos:
·Pobreza;
·O elevado número de crianças órfãs como conseqüência dos conflitos nacionais;
·O desemprego;
·Falta de informação e de educação/escolarização sobre a sexualidade e abusos;
·Analfabetismo e sistemas inadequados de educação;
·Discriminação;
·Crendices e práticas culturais tradicionais;
·O direito costumeiro que regula as relações sociais e que tolera relações que podem ser consideradas "desequilibradas" (casamentos prematuros) mais freqüentes nas zonas rurais;
·O não conhecimento das leis;
·A tolerância dos governos que permitem a publicidade;
·Falta de serviços de segurança efetiva e proteção das crianças;
·Falta de legislação efetiva e agravamento da lei;
A falta de consciência e recusa da comunidade em sobrepor-se aos tabus de índole cultural e religiosa, e a degradação de valores morais entre os seus membros.
O conteúdo e a mensagem desta campanha regional inspira-se no artigo 34 da Convenção dos Direitos da Criança e na Declaração e Agenda adotados em Estocolmo, em 1996, que constitui uma plataforma para uma tomada de consciência do Mundo em geral, sobre o drama de abuso de menores. Na perspectiva desta campanha, entende-se por Abuso de Menores as seguintes áreas da violação da Convenção dos Direitos da Criança:
·Tráfico de crianças para todos os fins
·Abuso sexual doméstico
·Exploração sexual comercial de menores
·Ciclo vicioso entre Abuso de Menores e HIV/SIDA


0


Panapress




Pedidos de oração:

1.A guerra contínua desde 1962. Orar pelos que trabalham removendo as minas por ser um trabalho muito perigoso. Por um governo sensível ao bem estar do povo. 2.Pelos refugiados que vivem em sofrimento e muita miséria 3.Orar pelos crentes e por igrejas comprometidas com a sã doutrina, treinamento e viva os padrões bíblicos de testemunho e abandono das praticas pecaminosas.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330