Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

A Verdade Histórica



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2004-05-16 00:00:00

A Verdade Histórica

Isaías 41:14


Adaptado por Jorge Teixeira


Lembremo-nos mais uma vez do que Deus diz do “vermezinho de Jacó”: “Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito” (Dt 7:6-8).
Do “vermezinho de Jacó” brotou Davi, o “Meleque (= rei) de Israel”, que escolheu ser pequeno e humilde diante de Deus. Pela graça de Deus ele pôde subir ao “trono de Davi” como rei terreno e precursor do eterno Rei da Paz, Jesus Cristo.
Deus não escolhe quem busca poder, status e fama. Pelo contrário: “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Co 1:27). Esse é um princípio divino que se estende por todo o Plano de Salvação.
“Palestina”, como Israel é chamado por muitos hoje, é uma designação falsa, pois essa palavra é uma derivação de “pelishtim” ou “Filístia”. Na verdade Israel foi oprimido temporariamente pelo “povo do mar”, os filisteus, mas os conhecedores da Bíblia sabem que Davi acertou as contas com Golias e os filisteus foram vencidos. Em tempo algum a terra de Israel pertenceu aos filisteus ou aos palestinos.
Os moradores da terra, antes que Israel a ocupasse, foram as gerações dos cananeus: “Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus. E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa” (Gn 10:15-19), e a terra se chamava Canaã. “Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma” (Gn 13:12).
Depois que Ló havia se separou de Abraão, este recebeu novamente uma confirmação da parte de Deus: “Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra (Canaã) que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre” (Gn 13:14-15).
Quando Israel entrou em Canaã, Josué recebeu a ordem divina: “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés” (Js 1.2-3).
Depois de quarenta anos de peregrinação pelo deserto, a terra de Canaã tornou-se a pátria de Israel durante 1.500 anos, até a destruição do templo no ano 70 d.C. Então Israel foi espalhado entre os povos - até que em 1948, foi-lhe novamente concedida uma pátria por decisão da ONU.


0





Pedidos de oração:

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330