Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

Olhares Impudentes



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2005-05-26 00:00:00

Olhares Impudentes

Isaías 3:16


Adaptado por Pr. José Nogueira


Olhares Impudentes

Isaías 3:16

 

   Imaginemos uma cena que pode ser bem real: O marido está em casa, já passou das 10 horas da noite, a esposa e as crianças estão dormindo; então senta-se e assiste aos filmes permitidos só para adultos. Bem na frente dos olhos vê adultos praticando a fornicação e todas as coisas malignas provenientes do inferno. Tanto o espírito quanto o corpo são alcançados por isto. Ou, pode haver o seguinte: você está longe de casa e ninguém o conhece. Sente-se só e uma compulsão estranha vem sobre você. O inimigo de sua alma cochicha: "Vá assistir tal filme só uma vez, mais tarde você se arrepende!" Então você vai assistir a um destes filmes proibidos. É um filme nojento e você sente-se sujo e com pecado. Sai do cinema vazio. Ou, suponha que em vez de sair, você simplesmente sintonize um filme sujo na TV do quarto do hotel. Bem ali no quarto o Espírito Santo sofre por você, porque um filho de Deus está com os olhos colados em um filme sórdido, pernicioso e sensual. E aqui uma última situação: andando pela rua, você pára numa banca de jornais, e fica olhando todas as revistas de sexo (Playboy, Penthouse, etc) e um enorme sortimento de outras revistas malévolas! Só olhando! Então, você compra um jornal e uma revista suja junto, escondendo-a entre as páginas do jornal. Você leva para casa e esconde, desenvolvendo secretamente a lascívia com as fotos. Mais tarde, você a joga fora com nojo, e diz: "Nunca mais! É uma besteira, é ridículo, não preciso disto!"
 
   Mas há algo ainda mais sério: suponha que eu esteja andando pelas ruas para ir trabalhar ou para a igreja, ou andando de ônibus ou de metrô, e meus olhos estejam "perambulando", sempre procurando! Satanás expõe carne por todo lado! Muitas pessoas se vestem, andam, e agem como se estivessem possuídas pelo demônio! São como pornografia ambulante, tentando nossos olhos. Apesar de tanto homens e mulheres serem culpados de ter olhos errantes, os homens provavelmente são mais inclinados a isto. As esposas vigiam com o canto dos olhos quando seus maridos cristãos viram a cabeça e seguem as mulheres com olhos caçadores, em restaurantes e até na igreja! Esposas vigiam os olhos dos maridos! Nada é mais desrespeitoso à uma esposa, ou mais degradante do que um esposo que fica com os olhos vagueando na presença dela!

 

   Numa cidade tudo isto é intensificado pelo número de habitantes, pela propaganda sensual e pela maneira com que os ímpios se vestem. Anos atrás, em Nova Iorque, as mulheres se vestiam com trajes até o chão! Eram modestas, ainda se coravam. Era vergonhoso até mostrar o calcanhar. Hoje muitas mulheres se vestem como prostitutas em ação! Até cinqüenta anos atrás, a maioria delas seria posta em um carro de polícia, atada à camisas de força, e fichada por atentado à moral! Você pode ter certeza de que a tentação vai piorar quanto mais perto chegarmos ao fim dos tempos. Será terrível.

 

   A pergunta é: por que um verdadeiro filho ou filha de Deus focaliza os olhos nesta imundície tão iníqua? Sabemos que a cobiça dos olhos é uma das maiores batalhas travadas atualmente pelos cristãos. Vi um homem carregando uma Bíblia na rua. Quando uma mulher usando mini-saia passou, ele atravessou a rua, olhando para trás o tempo todo, pondo sua vida em perigo devido ao tráfego. Como aquilo foi terrível! A Bíblia parecia deslocada. Esta é uma batalha em que estão sendo vítimas ministros, advogados, médicos, políticos, pessoas de todos os ramos e de todas as nacionalidades. Há milhares de pessoas que cedem ao desejo em segredo, e jamais iriam querer que alguém descobrisse. E milhares de outras pessoas tropeçam uma vez ou outra. Mas são presas disto e parecem não conseguir se livrar por completo.

 

   Quero falar aqui só àqueles que buscam agradar ao Senhor e andar em santidade. Por que há esta atração maligna? Por que alguns a continuam praticando? Por que há olhos caçadores? Isaías falou das filhas de Sião possuírem "olhares impudentes", ou olhos que vagueiam, perambulam:... "as filhas de Sião se exaltam, e andam de pescoço erguido e têm olhares impudentes, e, quando andam, como que vão dançando..." (Isaías 3:16). Davi ora: "Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho" (Salmo 119:37). "Não porei coisa má diante dos meus olhos..." (Salmo 101:3). Provérbios 4:25 diz: "Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti". Por que não conservamos os nossos olhos olhando direito, correto e puros?


 Olhos Errantes Estão Ligados a um Coração Perturbado e Insatisfeito

   Não estamos percebendo que o problema do olho reflete um problema mais profundo de coração. Deus precisa nos fazer ver que alguma coisa ainda não está acertada em nossos corações; que existe uma raiz que produz olhos que vagueiam e lascivos. "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23). Não estamos levando isto a sério como Jesus leva. Ele torna este assunto do olho num caso de vida ou morte. Não é algo que abandonamos à toa. Em verdade, precisamos tratar disto no temor de Deus, com determinação e sem dó e nem piedade. É preciso reconhecer que Jesus disse que isto pode nos arruinar, caso não seja resolvido de uma vez por todas. Jesus diz que um olho mau deve ser arrancado!

 

   Quero dizer como surgiu esta mensagem. Mencionei anteriormente ter visto um homem com a Bíblia olhando uma mulher de mini-saia, e como me senti mal por causa dele. Na verdade pensei: "Que velho sujo!" Mas amorosamente o Espírito de Deus me repreendeu dizendo: "Ele é o seu espelho. Você tem feito a mesma coisa! Talvez não com a Bíblia na mão, mas você não tem guardado os seus olhos como deveria." Naquela noite, e até este instante, o Espírito Santo tem colocado um temor divino em mim, avisando que aquilo para onde olho, é assunto muito sério com o Senhor. Não é uma escorregada legalista do cativeiro. Trata-se de vida ou morte. É impossível ter um coração puro e olhos indisciplinados. A concupiscência dos olhos é um prolongamento da concupiscência do coração.

 

   A Bíblia diz que há alguns que se "banqueteiam junto convosco; tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado..." (2 Pedro 13:14). Vêm à casa de Deus para se banquetear conosco. Ouvem e apreciam a Palavra, mas estão cheios de luxúria. Isto inclui tanto mulheres como homens. Fingem querer a Jesus, falam as palavras certas, mas possuem algo em primeiro lugar em suas mentes. São obcecados por homens ou então por mulheres! Com olhos que perambulam! Muitos destes vieram até mim para orar, dizendo: "Não consigo me segurar. Uma coisa se apodera de mim. A lascívia me arrasta! Só pode ser o demônio!".

 

   Em todos estes casos, é a carne, não os demônios, reinando. "... o Senhor sabe... reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões... arrogantes..." (2 Pedro 2: 9-10). Pedro diz: "... tendo coração exercitado na avareza..." (2 Pedro 2:14). A palavra "exercitado" tem a ver com nudez! Ficaram obcecados pela nudez! Cobiçavam-na, praticavam-na, cortejavam-na com os olhos! Deles Pedro diz: "O cão voltou ao seu próprio vômito; e, a porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal" (2 Pedro 2:22). São os "papos-doce" fazendo ronda. Que especialidade! Covil S. A.! E têm todas as respostas! "proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro" (2 Pedro 2:18). Este é um dos avisos mais poderosos e significantes da palavra de Deus para a igreja atualmente.

 

   Para todos vocês que escaparam dos falsos mestres, que saíram do erro e fugiram das doutrinas dos demônios, que fugiram da corrupção de igreja ou de líderes falsos, cuidado com outra armadilha: um sedutor altissonante, espiritual, de duas conversas, mandado pelo diabo exatamente no período em que você se encontra mais vulnerável. Todas as mulheres casadas devem dar atenção à esta mensagem! Caso você tenha sido despertada espiritualmente e esteja faminta por Deus, se você fez uma conversão em seus caminhos e agora não deseja nada que não seja Jesus, mas o seu casamento não é o que deveria ser, se há tumulto e lutas, as coisas estão se azedando e seu marido não compartilha de seus anseios mais profundos, se vocês estão se distanciando, cuidado! O diabo vai pôr bem no seu caminho um homem que aparente ser tão espiritual, tão sábio, tão compreensivo. Ele parece que lê a sua mente. Fala de um jeito que você nunca ouviu igual! Soa tão bem e mexe com a sua vaidade! 

   Observem bem estes exemplos reais: Havia um ministro no Canadá que conheceu uma "profetiza". E como profetizava: dizia que o ministério dele abalaria as nações. Podia lê-lo, entendê-lo. Comparada à esta mulher, a esposa dele era "materialista e não espiritual", disse ele. Acabaram tendo um caso, com a mulher profetizando o tempo todo: "Assim diz o Senhor..." enquanto cometiam adultério! Outro homem e a esposa, agora freqüentando a Igreja de Times Square, tinham pertencido à uma comunidade, onde lhe foi dito que não estava espiritualmente sintonizado à esposa. A comunidade forçou a esposa a se divorciar do marido, e depois apresentou um outro homem [um desses demônios espirituais] para se casar com ela.

        O diabo e a carne sempre providenciarão o que as pessoas “querem” ouvir, e não o que “precisam” verdadeiramente escutar!

Li um sermão de um famoso pastor de Nova Iorque que foi pregado numa catedral mais afastada. Ele disse: "Não abafe aqueles sentimentos profundos. Solte-os! Entregue-se a eles, caso contrário sua personalidade será destruída." Este pastor enfrentará um exército de almas condenadas no inferno, que não lhe darão descanso por toda a eternidade por ter mentido para elas!

 


Escravos do Pecado

    "Prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção..." (2 Pedro 2:19). Atenha-se ao aviso do apóstolo. Guarde-se! Estes com os olhos cheios de adultério podem identificar as pessoas em dificuldades. Estendem-lhe uma mão de simpatia dizendo: "Sinto-me responsável por você. Deus me acordou e falou-me sobre você. Tenho ouvidos bons. Me conte tudo." Se for casada e você derrama o seu coração pelo telefone (ou pessoalmente) para com outro que não o seu marido, então você está pecando e brincando com o fogo! Você está exatamente na armadilha sobre a qual Pedro previne.

 

   Aqui uma palavra para os solteiros. Se está determinado em relação a Deus e resolvido a seguir Jesus a qualquer custo, você será um alvo para Satanás. Ele vai lhe mandar alguém que tenha o que chamo de "religião lua-de-mel", ou seja, aquela conversa agradável, suficientemente espiritual para lhe carregar ao altar! Uma jovem esposa confessava: "Ele soava tão espiritual! Só falava do Senhor. Me disse que Jesus era tudo, mas no dia em que nos casamos ele mudou."  Não! Ele não mudou. Suas cores reais é que apareceram. Ela se lembra que durante todo o tempo de namoro, ele tinha uma língua espiritual, mas mãos sujas! O teste é este. Negue-lhe a lascívia e veja o quão espiritual ele é!


Há os que se recusam a permitir que seus olhos ofendam o Cristo neles.

   Há um ponto nas Escrituras que há anos tem me inquietado: "Se o teu olho direito te faz tropeçar (ofender), arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno" (Mateus 5:29). Quem faz assim é uma pessoa sob o senhorio absoluto de Cristo. Se a carne ou o ego estão no trono, e algo nos ofende, é porque Cristo reina como Senhor supremo. E tudo que não é Jesus se torna ofensivo! Estas palavras de Jesus mostram o quanto Ele leva a sério este assunto de olhos que ficam perambulando. Ele menciona a mesma mensagem outra vez em Mateus 18. Duas vezes no mesmo livro! Se Cristo governa e reina em seu coração, você vai experimentar a Sua tristeza toda vez que olhar com desejo para qualquer homem ou mulher, ou pegar uma revista pornográfica, ou sentar-se e assistir mesmo que por cinco minutos um filme sujo, ou adquirir ou alugar um filme que o fará sentir-se mal. Seu espírito vai gritar: "Ó Senhor, estou Te ofendendo com os meus olhos!"

 

Por que Jesus fala do olho direito?

   "Se o teu olho direito te faz tropeçar..." O olho esquerdo não enxerga a mesma coisa? O olho direito representa autoridade dominante. Jesus assenta-se à destra do Pai. Como Deus é Espírito, não há uma mão direita ou esquerda literal. Ou seja, representa a posição onipotente de autoridade de nosso Senhor, a destra representando poder. Assim o seu olho direito é qualquer luxúria que assumiu poder ou autoridade esmagadora em seu corpo.

 

   Para alguns é o poderoso olho direito da fantasia. Esta é a maldição dos casamentos: esposos e esposas divagando sobre algo melhor, com um olho maligno cego para a realidade, e fixado em alguma fantasia. Não crêem que Deus possa operar um milagre de cura porque vivem com uma falsa visão de que em algum lugar existe um Sr. ou uma Sra. Perfeição! Anos atrás, eu estava em um programa de TV com um comediante que havia se casado oito vezes, e estava prestes a se casar de novo. Disse para ele: "Acho que acabei de conhecer o homem mais triste dos Estados Unidos". Mais tarde ele confessou: "Oito mulheres não podem estar todas erradas! Eu tinha esperança de que elas me trariam felicidade, com uma delas fiquei casado só uma semana!" Já que ninguém o deixava feliz, ele ia embora. Se você é uma destas pessoas com devaneios, então precisa de um pouco de pomada ocular do Espírito Santo para limpar a sua visão! Estas fantasias podem destruir o que resta de seu casamento.

 

   Jesus disse para arrancá-lo e lançá-lo fora! Está dizendo pura e simplesmente: "Chega! Pare, corte isto, nunca mais! Chega de fantasias más! Chega de revistas e de filmes sujos! Chega de olhos que perambulam! Lance fora este olho direito! Não deixe mais que a lascívia tenha influência. Arranque a luxúria do coração!" Jesus não aceita desculpas; simplesmente diz: deixe isto ou então se perca: "pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno." Você pode orar, pedir misericórdia, implorar graça, desculpar-se alegando que é uma fraqueza, até dizer que é algo que cabe a Deus fazer e não a você. Mas Jesus disse: "Você arranque isto de si - você o lance fora!" Não receberíamos uma ordem para fazer algo impossível; tem de ser possível porque Ele nos mandou fazer. Mas não gostamos de lutar contra o pecado. Pelo contrário, caímos em frente de um filme de TV, procuramos algo sujo, e oramos: "Deus, onde está o Seu poder? Liberte-me!" Vamos à uma banca de jornais, pegamos uma revista imunda, e sussurramos: "Senhor, onde estás?"

 

   Ouça a exortação de Cristo: "Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela" (Mateus 5:28). A maioria de nós reconhece que um caso secreto rompe a confiança e arruína o casamento, e que, a menos que haja a graça de Deus, nunca as coisas serão as mesmas. Mas ver material pornográfico seja masculino ou feminino, e cobiçar suas imagens, tem o mesmo efeito. Você torna-se igualmente infiel! Você poderia igualmente ter estado fisicamente com uma prostituta. Seu adultério mental matará o relacionamento com seu cônjuge. Isto fere o casamento porque o esposo ou a esposa nunca corresponde àquilo que você viu. O diabo diz: "Ele ou ela é muito gordo! Olhe só com o que você se casou!" As comparações são feitas, e o que você possui fica tão longe da sua fantasia! Agora você olha, seus olhos ficam vagueando, pois ele ou ela não o satisfaz. Satanás poluiu a sua mente, fazendo-o sentir-se enganado.

 

Cuidados com as seduções do engano!

 

   Quanto ao assunto da masturbação, até autores cristãos escrevem que é uma maneira correta de aliviar a tensão, e que não é fornicação. Então, cristãos solteiros não consideram pecado permitir-se a isto, pois tudo está na mente. Mas a palavra de Deus chama isto de auto-ofensa. Paulo, ele próprio solteiro, diz: "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" (I Coríntios 9:27). Paulo diz: "eu não me deixarei dominar por nenhuma delas (cousas)" (I Coríntios 6:12). O perigo para os solteiros, assim como para os casados, é que estas cobiças e hábitos começam a controlar e a ganhar força sobre o corpo. "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (I Coríntios 6:18-20).

 

Deus pode conservar os solteiros puros?

Será que o SENHOR Deus pode lhes dar olhos puros? "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória" (Judas 24). À mulher solteira ou divorciada , Ele diz: "Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus" (Isaías 54: 4-6). Aos moços, Davi diz pelo Espírito Santo: "O Senhor é a minha porção" (Salmo 119: 57).

 

Se o Mal que Seu Olho Focaliza Não For Arrancado,

Tudo em Você Se Torna Mal!

 

   "São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas" (Lucas 11: 34-35).

 

   Do que a Palavra está falando? Ela diz que o mal, como o olho que não abre mão de seu pecado, então, se torna obsessão. Começa a dominar. Todo o bom senso se vai; pessoas inteligentes começam a fazer coisas estúpidas e perigosas. A mente, o corpo, a alma e o espírito, todos se tornam cheios de trevas malignas.

 

   Uma jovem senhora me disse como o seu amor por um rapaz a estava destruindo. Ela sentia que estava perdendo o juízo, sempre fantasiando como seria a vida sem ele. Falei com ele e ele ficou chocado: "Por nenhuma vez dei a ela motivo para pensar que a amava. Nunca namoramos! Eu a vi duas vezes." Ela agora está à beira do suicídio, obcecada por ele, e ele está magoado porque não foi sua culpa. Foi o olho mal dela!

 

   Por que Jesus é tão insistente, usa tanta autoridade para que esta coisa maligna seja removida, acabada, e lançada fora? Porque Ele sabe das trevas e confusões terríveis que chegam como enchente. Tudo que você faz fica manchado pelo mal. Torna-se incapaz de ouvir a voz de Deus. A luz que você acha que possui, serão trevas. Pensamentos malignos horríveis entrarão em sua mente. Você é capaz de mentir, enganar, se tornar cúmplice; chamando o mal de bem, e se pervertendo de todas as maneiras! Você diz:

"Sim, há algo que domina os meus olhos. Realmente, eles estão focalizando alguém ou algo. Mas não dá para parar, não consigo".

 

Jesus não disse que seria fácil, mas que é possível. "... melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que... seres lançado no fogo eterno" (Mateus 18: 8). Pode significar que você acabe com o coração partido ou emocionalmente aleijado. Sim, pode parecer a morte. Alguma coisa morrerá em você, mas esta coisa tem de cessar, ou amaldiçoará a sua alma.

    

Jesus disse: "Arranca-o; lança-o fora de ti!"

        Ouça mais coisa: Faça isto agora!

 

 


0


Texto de David Wilkerson.




Pedidos de oração:

Oremos para que esta mensagem penetre em nossos corações; Que o nosso olhar agrade sempre ao SENHOR Deus; Que a igreja do SENHOR cresça em santidade; Que todos os crentes saibam que o melhor é prevenir e que a prudência faz parte do temor do SENHOR. Que os servos do Senhor Jesus Cristo, que ocupam cargos de liderança, sejam preservados de pecados e escândalos. Que nossas vidas sempre honrem ao Pai, ao Filho e ao Espírito SANTO.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330