Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

O Objetivo dos Decretos de Deus



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2010-07-19 00:00:00

O Objetivo dos Decretos de Deus

Salmo 2:7


Pr. José Nogueira


O Objetivo dos Decretos de Deus

Proclamarei o decreto: O SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.

Salmo 2:7

Samuel Falcão

            O objetivo supremo dos decretos de Deus, como de tudo o mais no universo, é a glória do mesmo Deus. O ensino da Bí­blia a este respeito é claro como a luz meridiana.

          I - A Glória de Deus é a mais alta finalidade da criação

            Conforme a expressão de todos os remidos no seu hino celestial de louvor: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas Tu criaste, sim, por causa da Tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:11). “Tão certo como eu vivo, toda a terra se encherá da glória do Senhor” (Números 14:21). “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da Sua glória” (Isaías 6:3). “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos” (Salmo19:1).

            A Bíblia ensina que tudo foi criado por Deus e para Ele, isto é, para Sua glória e para Seu prazer. (Veja Colossenses 1:16; Provérbios 16:4; Romanos 11:36).

Bíblia de Guttemberg

                II - A Glória de Deus é o supremo fim de Seus decretos

            Tanto na condenação dos ímpios como na salvação dos eleitos, porque Deus será glorificado não só na salvação de Seus filhos, como também na derrota de Satanás e de todos quantos Ele representa. “Que diremos, pois, se Deus querendo mostrar a Sua ira, e dar a conhecer o Seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da Sua glória em vasos de misericórdia, que preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?” (Romanos 9:22-24). “... Nos predestinou para Ele... para louvor da glória de Sua graça... predestinados segundo o propósito dAquele que faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade, a fim de sermos para louvor da Sua glória” (Efésios1:5,6,11,12; veja-se Efésios 3:9,10). E as cenas descritas no Apocalipse, onde vemos todos os remidos louvando a Deus e a Sua glória, mostram que esta finalidade dos decretos de Deus será alcançada plenamente.

          III - A Glória de Deus é o objetivo de Sua providência

            “Por amor de Mim, por amor de Mim é que faço isto; porque como seria profanado o Meu nome? A Minha glória não a dou a outrem” (Isaías 48:11). “O que fiz, porém, foi por amor de Meu Nome, para que não fosse profanado diante das nações, no meio das quais eles estavam” (Ezequiel 20:9).

         IV - A Glória de Deus foi o alvo da vida e obra de Cristo

             “Glorifica a Teu Filho, para que o Filho Te glorifique a T... Eu Te glorifiquei na terra, consumando a obra que Me confiaste para fazer” (João 17:1,4).

            A obra da salvação que Cristo veio realizar não dá ao homem nenhuma oportunidade de jactância ou vangloria. A glória é toda de Deus. “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dEle, em Cristo Jesus, O qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1Coríntios 1:27-31). “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9).

V -  A Glória de Deus é o alvo de nossas boas obras

             “As­sim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16). “Nisto é glorificado Meu Pai, em que deis muito fruto” (João 15:8). E, por outro lado, quando os filhos de Deus falham, suas más obras contribuem para a desonra de Deus, como no caso de Davi (2 Samuel 12:14; veja-se Neemias 5:9).


0





Pedidos de oração:

1 – Ações de Graça: Pelo Retiro da EBEC; Pelo casamento de Kelly Bandeira e Paulo; Pelos Estudos Bíblicos: A Coragem de Dizer Não. Pela vida, testemunho e disposição de Giuvan e Juliana. Pela compra das tintas para a pintura da Massada. Pela compra da cerâmica e material dos banheiros. Pelo nascimento da filhinha de João de Deus e Sanchinha. 2 – Orar pela fase de acabamento (instalações hidro-eletro-sanitárias; pinturas, lâmpadas, janelas e portas, vitrôs, etc.) do novo templo. Pelos recursos financeiros. Pela segurança dos trabalhadores e pelos trabalhos de multirão dos membros da igreja. 3 – Orar pelo Seminário sobre as Testemunhas de Jeová; Pelo Pr. Yon Morato e sua família (viagem e hospedagem); Pelas mensagens; Pela edificação dos membros; Pelos convites a integrantes das TJ. Que o SENHOR Deus use o Seminário como treinamento e evangelismo. 4 – Orar pelo Culto de Ações de Graça, no dia 31 de julho. Pelos preletores: Pr. Manuel de Deus (Igreja Bíblica de Pedra Branca) e Pr. Carlos Moraes (Editor do Jornal de Apoio). Pelas caravanas das Congregações: Morada Nova, Pecém, São Gonçalo, Araturi, Santa Quitéria, Patacas, Tapera, Parque Genibaú, e Taíba. Pelas representações das igrejas-irmãs: Henrique Jorge e Sítio São João. Pela presenças de igrejas amigas: Batistas Regulares e Batistas Bíblicas Independentes. 5 – Pelo Pr. Nilson Nascimento: por sua nova cirurgia para remover os resquícios do câncer em seu fêmur. Pelo Evangelista Roberto e família: atualmente em Portugal, em fase de renovação do visto para o retorno a Israel. Pelo casamento da Florinda e Ciro, no dia 07 de agosto. Pelo Retiro de Casais, no Hotel Parque das Fontes, em novembro.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330