Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Bíblia Online

[ cristoevida.com ]

  • youtube
  • Instagram
  • twitter

Missões - TOM
Tempo de Oração por Missões

A Igreja e seu Relacionamento com o Mundo



IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA
www.cristoevida.com


2010-09-14 00:00:00

A Igreja e seu Relacionamento com o Mundo

João 17:14-18


Pr. José Nogueira


IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

 A Igreja e seu Relacionamento com o Mundo

João 17:14-18

Por Rev. Hernandes Dias Lopes

Li algures que alguém foi procurar a igreja e a encontrou no mundo; foi procurar o mundo e o encontrou na igreja. A igreja é um povo chamado do mundo para ser enviada de volta ao mundo como luz do mundo. A igreja está no mundo, mas o mundo não pode estar na igreja, assim como a canoa está na água, mas a água não pode estar na canoa. Jesus, em sua oração sacerdotal falou-nos sobre essa relação da igreja com o mundo. Vamos mencionar aqui três pontos que Jesus destacou:

              I - A IGREJA NÃO É DO MUNDO - JOÃO 17:14

"… o mundo os odiou, porque eles não pertencem ao mundo…".

A igreja de Deus não procede do mundo, por isso é odiada pelo mundo. Nascemos de cima, do alto, de Deus, do Espírito. O céu não é apenas nosso destino, mas também nossa origem. Somos estrangeiros e peregrinos no mundo. Aqui não é nosso lar permanente. Não podemos amar o mundo, pois aquele que ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Não podemos ser amigos do mundo, pois quem quiser ser amigo do mundo, tornar-se-á inimigo de Deus. Não podemos nos conformar com o mundo para não sermos condenados com o mundo. É uma tolice, portanto, pensar que vamos conquistar o mundo imitando o mundo. Devemos viver uma contracultura. Devemos viver aqui como filhos da luz, como cidadãos dos céus.

          II - A IGREJA É GUARDADA DO MUNDO - JOÃO 17:1

"Não oro para que os tires do mundo, mas sim, que os livres do mal".

Não somos eremitas que se escondem em mosteiros. Não somos tirados geográfica e fisicamente do mundo. Somos guardados no mundo e do mundo. Nosso ministério acontece aqui. Nossa luta é travada aqui. Estando no mundo, somos a luz do mundo. Vivendo aqui, somos o sal da terra. Não somos arrancados do mundo, mas protegidos do maligno, o príncipe do mundo. O mundo sempre irá nos odiar, porque não pertencemos ao mundo como Jesus não o pertence. Porque o mundo odeia Jesus, ele também odeia a igreja, porque Jesus está na igreja e com a igreja. Não obstante, sermos alvos do ódio do mundo e dos ataques do maligno, nós não precisamos temer, pois somos guardados e protegidos por Jesus. Não estamos envolvidos numa missão de risco. Não entramos nessa peleja com a possibilidade da derrota. Já somos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Nossa segurança está nas mãos daquele que criou o universo e sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Nele vivemos, nos movemos e existimos.

III - A IGREJA É ENVIADA DE VOLTA AO MUNDO - JO 17:18

"Da mesma maneira como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo".

A igreja não é do mundo, é chamada do mundo, é guardada do mundo, santificada no mundo e enviada de volta ao mundo como testemunha de Cristo. Assim como Jesus desceu do céu e se fez carne e habitou entre nós; assim como Ele se inseriu no meio dos homens, também, devemos estar presentes no mundo, não para sermos assimilados pelo mundo, amar o mundo, ser amigos do mundo e conformarmo-nos com ele, mas para sermos embaixadores de Deus, rogando aos homens que se reconciliem com Deus. A igreja é a agência do reino de Deus no mundo. A igreja é uma embaixada do céu na terra. O reino de Cristo não é deste mundo. O mundo vai passar e não temos aqui herança permanente. Nossa Pátria está no céu. Nossa herança está no céu. Vivemos aqui por causa da nossa missão. Nosso papel aqui é glorificar a Deus e anunciar sua glória entre as nações. Nossa missão é chamar os homens de todas as raças, povos, línguas e nações a se arrependerem e crer no Bendito Filho de Deus. Somos embaixadores de Cristo, arautos do Rei, ministros da reconciliação, portadores de boas notícias. Fomos tirados do império das trevas para sermos filhos da luz e luzeiros do mundo. Fomos arrancados da potestade de Satanás para anunciarmos ao mundo o reino da graça e o reino de glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Fomos desarraigados deste mundo tenebroso para proclamarmos ao mundo que Cristo morreu, ressuscitou e vai voltar em majestade e glória para julgar os vivos e o mortos.

TOM – TEMPO DE ORAÇÃO POR MISSÕES

MISSÕES - OREMOS POR NOSSOS IRMÃOS NO IRAQUE

O Iraque fica no centro do Oriente Médio, a região da antiga Babilônia

Dr. Carl Moeeler, presidente da Missão Portas Abertas, diz que a retirada das tropas americanas acelerará a perseguição contra os crentes no Iraque. Mas, quem se importa? Deus se importa, nós nos importamos!

A SITUAÇÃO

A vida para os crentes no Iraque só vai piorar agora que as tropas americanas serão retiradas do país. Pois, no discurso da última terça, o presidente Obama formalmente encerrou a presença americana após sete anos no Iraque".

A AVALIAÇÃO

Entretanto, o Dr. Carl Moeeler, presidente da Portas Abertas (EUA), crê que a decisão de retirar as tropas é prematura. "Acredito que estamos transformando este país, que é um governo caótico - na melhor das hipóteses, ele está em fase de transição", diz Moeller. "Ainda não está estabelecida uma forma firme do governo. Acabamos basicamente dizendo: ‘Por favor, não nos perturbem enquanto entram em colapso’."

O IRAQUE

Ele está preocupado com razão, pois a saída americana porá em risco a pequena população cristã existente em países muçulmanos. "Nós temos claros indicadores do campo de que a comunidade cristã no Iraque está sofrendo bastante pelo aumento da violência entre as facções do Islã... Conversei bastante com os refugiados de toda a região, e eles afirmam que isto é um desastre não declarado - a extinção da comunidade cristã no Iraque."

O Iraque ocupa hoje o 17º lugar na lista dos países que mais perseguem os crentes. Com a retirada das tropas, a situação vai piorar muito mais.


0





Pedidos de oração:

Mas, nós nos importamos. Portanto, oremos. 1 – Oremos pelos irmãos que perseveram em viver no Iraque, apesar de todos os assassinatos, seqüestros, torturas, vandalismos, pressões e violências. Peçamos que encontrem forças em Deus e que continuem firmes, glorificando o Nome de Jesus. 2 – Oremos pelos crentes que fugiram e que fugirão do Iraque. Que encontrem países e locais onde possam viver, congregarem-se e servirem ao SENHOR. 3 – Oremos pelos crentes e missionários, que aproveitando a relativa ordem no Iraque, por meio do controle americano, foram para lá, pregaram e formaram pequenas igrejas. Oremos por eles e pelos novos convertidos. Pois agora somente o SENHOR Deus sabe o que será deles.

© IBFCV • Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida

Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha - Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330