No Evangelho de Lucas, está registrada uma forte parábola de Jesus sobre a perseverança em oração. Trata-se da Parábola da Viúva Pobre e o Juiz Iníquo:
1. E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,
2. Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
3. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
4. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
5. Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
6. E disse o Senhor (Jesus): Ouvi o que diz o injusto juiz.
7. E Deus não fará justiça aos Seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
Lucas 18:1-7
Jesus quis apresentar a viúva, porque ela representa a pessoa que não possui recursos humanos, é carente, humilde. Sendo assim, ela só pode colocar-se em completa dependência do SENHOR – Ele é TUDO o que ela tem.
Nós somos a viúva dessa parábola, portanto aprendamos quatro simples lições com ela:
1 – OREMOS MAIS!. Apenas isso: nós devemos orar mais! Temos que apenas nos dispormos para crer e praticar esse ensino de Jesus – que é crucial para nós!
2 – OREMOS COM PERSEVERANÇA! Esse foi o propósito da parábola, sobre orar sem desistir, com insistência, com perseverança, com garra: “E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer!”
3 – ORAR COM VIGOR!. Orar pode ser (e é) é um trabalho árduo. Jesus exortou para que não desanimássemos (“não desmaiem!”). Deixemos que o juiz fique cansado de nos ouvir, mas que nós nunca nos cansemos de pedir!
4 – SEJAMOS OUSADOS E CONFIANTES EM RECEBER O IMPOSSÍVEL!. A pobre e carente viúva nos ensina a crer que Deus faz o impossível (afinal, essa é a especialidade de Deus!). Nossas orações não podem ser baseadas em nossas possibilidades, mas no amor e poder de Deus – que são infinitos!
Em oração, precisamos sair desse nível humano, carnal, material, limitado – e ir para a graça sobrenatural do SENHOR!
YOM ADONAY SHALOM!
Um abençoado Dia do SENHOR com a Sua inefável Paz!
www.facebook.com/ibfcv