NÃO SE DEIXE ENGANAR

Mc 13:5 a 13 / Giuvan Cardoso

Em Marcos 13, Jesus descreve três estágios da tribulação: (1) o início (Marcos 13:5-13), (2) o meio (Marcos 13:14-18) e (3) os eventos que levam ao fim (Marcos 13:19-27).

Vamos começar a estudar a primeira parte. Nesse ponto temos duas exortações dadas por Jesus, vamos ver a primeira.

I – Não se deixem enganar
“E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane;” Marcos 13:5

Jesus faz uma lista das coisas que não devem ser consideradas “sinais” de sua vinda.

Antes, são indicações de que as “dores de parto” da tribulação estão apenas começando. Esses sinais são: o levantar dos falsos Cristos (Mc 13:5, 6), as nações em conflito (Mc 13:7, 8a), os fenômenos naturais desordenados (Mc 13:8b) e as perseguições religiosas (Mc 13:9-13).

Na ausência de Jesus (5 a 23), muitos falsamente reivindicarão ser o messias. Eles tentarão enganar os discípulos (v. 5b), e terão sucesso enganando a muitos (v. 6b); e terão como alvo especialmente os eleitos (v. 22). A tríplice advertência de Jesus mostra a seriedade deste perigo.

Guerras, desastres naturais e fome ocorrerão. Isso, porém, “ainda não é o fim” (v. 7b).

Para uma mãe em trabalho de parto, o começo de dores do nascimento significa que maiores dores virão. Não obstante essas dores são para ela a promessa de que sua longa espera está quase no fim.

Calamidades na natureza e distúrbios civis devem (vs. 8.31; 13.10) acontecer. Eles são indispensáveis antes de vir o fim.

Estes desastres são característicos do intervalo histórico entre a ressurreição e a parousía. Eles são sinais da presença de Deus como juiz na história que está se movendo para o fim que Ele tencionou.

É importante estarmos atentos, estudarmos e compreendermos esses eventos proféticos, pois Deus, em sua graça e misericórdia, nos deixou instruções sobre o tempo do fim, o que devemos fazer e como devemos agir. Não se deixe enganar!

Maranata! Vem Senhor Jesus!

Imprimir seu bilhetes