AGORA É HORA DE AGIR!
Na Língua Portuguesa há uma feliz semelhança nas palavras AGORA e AGIR (se fosse em Hebraico, poderíamos dizer que têm a mesma raiz AGR). Pois a pequena diferença reside apenas em leves mudanças de duas vogais.
Isso nos serve como ilustração para nos lembrar que o agir está associado ao tempo e que, geralmente, requer uma resposta imediata, uma prontidão em obedecer.
A procrastinação, o deixar para depois, os constantes adiamentos e “o mais tarde farei isso” podem significar uma falta de fé. Podem ser uma verdadeira desconfiança nas ordens e no poder de Deus.
Sabemos que grandes coisas foram prometidas a Abraão, mas nenhuma delas poderiam ter sido obtidas, se ele tivesse esperado em Ur dos Caldeus. Ele teve que deixar seus pais, amigos e país, para viajar caminhos desconhecidos, e começar a andar em inabalável obediência, a fim de receber as promessas de Deus.
Quando os israelitas estavam encurralados pelo exército do Faraó, eles foram ordenados a “marchar” (Êxodo 14:15). Já não era mais o seu dever de esperar, mas a ordem era para “avançar” com fé heroica.
Anos mais tarde, os israelitas receberam a ordem de mostrar sua fé novamente iniciando a sua marcha ao longo do Jordão, enquanto o rio estava em seu ponto mais alto. Eles mantiveram a chave para abrir a grande porta da Terra Prometida, e a porta não começou a abrir até que se aproximaram e a abriram. A chave era a fé, coragem, obediência e o ir em frente!
Quando uma grande multidão vinha contra Jeosafá,
“ele estava com medo e pôs-se a buscar ao SENHOR” – 2 Crônicas 20:3.
E, quando iam para a batalha, ele “designou os que haviam de cantar ao SENHOR e louvar ao SENHOR… para saírem diante do exército, e dizer: ‘Dai graças ao SENHOR, porque a Sua benignidade dura para sempre’.“
Eles usaram as mesmas chaves de Josué: a fé, coragem, obediência e o firme propósito de ir em frente!
Estamos destinados a combater grandes batalhas, e, às vezes, quando nós não confiamos no Senhor, nós achamos que nunca podemos ser vitoriosos e que jamais conquistaremos os nossos inimigos.
No entanto, quando nós confiamos nEle e partimos para obedecer as Suas ordens e realizar a Sua vontade, o próprio SENHOR Deus vem e luta ao nosso lado (e com um aliado desse quem não se sente seguro e destemido?)
É assim que nós nos tornamos “mais que vencedores” – Romanos 8:37.
Mas, se depois de orarmos, esperarmos cheios de dúvidas, com medo e temendo o futuro, nós estagnarmos, nunca vamos experimentar a vitória nas batalhas do SENHOR.
A incredulidade quanto à promessa graciosa da salvação oferecida pelo Calvário leva o homem à perdição eterna.
A dúvida quanto às promessas graciosas e desafiadoras de Deus para ir às lutas, enfrentar as batalhas da fé e ousar a fazer mais no Reino de Deus leva o cristão bíblico à mediocridade, à estagnação e a uma vida infrutífera.
Para o nosso Aliado do Alto entrar na luta nós precisamos dar o primeiro passo e ir para a frente.
É isso que as Santas Escrituras nos revelam sobre Deus: Ele nos chama para ir e promete ir conosco!
Sem irmos, não teremos a poderosa e infalível ajuda da presença dEle.
Creio que já ouvimos e obedecemos ao “Aquietai-vos”.
Agora é a hora de agir – o tempo do “Marchai!”
Deus está esperando para derramar as Suas mais ricas bênçãos sobre nós.
Ore, peça Seu fortalecimento, e creia.
Assim, se disponha, é hora de marchar!
“E o SENHOR me disse: Eis aqui, tenho começado a dar-te Siom, e a sua terra; começa, pois, a possuí-la para que herdes a sua terra.”
Deuteronômio 2:31