AS DEZ APARIÇÕES DE JESUS RESSURRETO
A SEGUNDA APARIÇÃO: JESUS APARECE ÀS MULHERES PERTO DO TÚMULO!

Como temos observado, o Novo Testamento enfatiza de forma muito clara as narrativas das testemunhas oculares de Jesus Cristo ressurreto (1 Coríntios 15:3-8).
Houve um período de 40 dias – da Ressurreição de Jesus até a Sua Ascenção ao Céu – e os Evangelhos, Livros de Atos e a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios falam de Dez Aparições de Jesus Ressurreto, nesse tempo.
Estamos nos propondo a estudar um pouco cada uma dessas aparições, sempre analisando e extraindo ensinamentos para nossa vida.

Lembrando que passamos a Semana da Páscoa, que terminou com o Domingo da Ressurreição. Agora entramos no período em que Jesus aparece com o corpo ressurreto, glorioso, por 40 dias, até o dia de Sua Ascenção ao Céu. Assim, estamos estudando os eventos da sequência da Páscoa.
Já estudamos a Primeira Aparição: À Maria Madalena – Marcos 16:9-11.

Agora vamos nos concentrar na Segunda Aparição de Jesus Ressurreto: Às Mullheres próximo ao Jardim do Túmulo.

Texto Sagrado: Mateus 28:5-10
5 Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.
7 Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.
8 E, saindo elas apressadamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.
9 E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.
10 Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galileia, e lá me verão.
Local: No caminho entre o Jardim do Túmulo e a Cidade de Jerusalém
Personagens: O texto fala das mulheres que foram ao túmulo e que fugiram depois do anúncio feito pelo anjo sobre a ressurreição de Jesus.
Tempo: Pela narrativa, esse encontro se deu no domingo pela manhã, ainda bem cedo. O texto descreve que as mulheres foram ao túmulo, encontram a removida a pedra que lacrava o túmulo, e recebem de um anjo a mensagem da ressurreição de Jesus. Elas correm para contar as Boas Novas aos discípulos, e, nesse ínterim, Jesus aparece a elas. Parece óbvio concluir que foi a Segunda Aparição de Jesus, logo depois dEle ter aparecido e falado com Maria Madalena.

Vejamos alguns detalhes desse encontro surpreendente:

1 – O Tremendo Testemuho do Anjo: Ele é chamado de “um anjo do Senhor”, seu aspecto era como um relâmpago e suas vestes alvíssimas. Diz que houve um terremoto (houve também um terremoto durante a crucificação), e ele removeu a pedra que lacrava o túmulo (calcula-se que pesava em torno de 2 toneladas) e sentou-se sobre ela. É impressionante seu testemunho: “… Sei que vocês procuram Jesus que foi crucificado… Ele ressuscitou, conforme tinha dito! Vejam o local onde Ele estava morto! Contem aos discípulos!” (Mateus 28:1-6):
(1) Jesus foi crucificado!
(2) Ele ressuscitou!
(3) Ele fez exatamente como tinha prometido!
(4) Vejam o túmulo vazio!
(5) Testemunhem aos outros!

2 – O Grande Encontro do SENHOR com as discípulas: “9 E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os Seus pés, e O adoraram. 10 Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a Meus irmãos que vão à Galileia, e lá me verão.”
(1) Jesus é Quem sai ao encontro delas: Toda iniciativa de salvar, restaurar e abençoar o ser humano sempre tem sua origem em Deus!
(2) Elas O abraçam e adoram ao SENHOR Jesus, pois Ele é Deus! Na Bíblia Sagrada, o único que pode ser adorado, invocado e alvo de oração é Deus – Mateus 4:10
“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” – ver também Êxodo 20:1-6.
(3) Não Temais! Quando o anjo anunciou o Nascimento de Jesus aos pastores de Belém, ele lhes disse: Não temais! (Lucas 2:10)
E, agora, ao se apresentar vivo às mulheres, em Jerusalém, Ele também lhes diz: Não temais!
Porque, crendo nEle não teremos medo!
(4) Jesus marca novamente o grande encontro com Seus discípulos na Galiléia!
Como veremos a seguir, embora Jesus apareça aos Seus discípulos em Jerusalém, o grande encontro dEle com os Seus irmãos (como Ele os chamou, no verso 10) será na Galiléia, a mesma região do importante Mar da Galiléia!

Leave a Reply

Deseja receber nossas novidades?

É só cadastrar seu email para receber nossos informativos!