A PRIMEIRA: JESUS APARECE À MARIA MADALENA!

Texto Sagrado: Marcos 16:9-11
Local: Jardim do Túmulo – Jerusalém
Personagem: Maria Madalena – Mulher da Aldeia de Magdala, costa oeste do Mar da Galiléia. Lucas documentou que Jesus expulsou dela sete demônios (Lucas 8:2). Muito interessante é fato dos Evangelhos sempre colocarem Maria Madalena em primeiro lugar nas listas das mulheres que seguiam e serviam a Jesus, que pode sugerir que ela era a líder do grupo (Mateus 27:56, 61: 28:1; Marcos 15:40, 47; 16:1, 9; e Lucas 24:10).

O Novo Testamento dá uma grande importância à narrativa das testemunhas oculares de Jesus Cristo ressurreto – 1 Coríntios 15:3-8

Durante os 40 dias – desde a Ressurreição até a Sua Ascenção ao Céu – os Evangelhos, Livros de Atos e a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios registram Dez Aparições de Jesus Ressurreto.

O texto de hoje, Marcos 16:9-11, tem muitas coisas muito interessantes:
“9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
10 E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.
11 E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.”
Analisemos algumas coisas e pensemos melhor nesses assuntos:

1 – O texto explicita bem o dia e o horário da ressurreição de Jesus: Foi bem cedo do Primeiro Dia da Semana (domingo) – vs. 9. Lembrando que, na cultura judaica, o domingo havia começado na noite de Sábado (ao pôr do sol), portanto Jesus já tinha passado umas 10 horas no tumúlo do dia de Domingo,

2 – A narrativa informa quem foi a primeira testemunha de Jesus ressuscitado: Maria Madalena. “Apareceu primeiramente a Maria Madalena” – Vs. 9. Se voltarmos aos versos 1 a 8, desse mesmo capítulo de Marcos, leremos que três mulheres (Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago) foram ao túmulo para embalsamar o corpo de Jesus e tiveram aquele encontro assustador com um anjo. Esse anjo anunciou a ressurreição de Jesus e disse para as mulheres anunciar essa maravilhosa notícia aos discípulos. Então, elas fugiram assustadas.
O que deve ter acontecido depois disso: Como o versículo 9 diz que Jesus apareceu a Maria Madalena, presumimos que ela voltou ao Jardim do Túmulo por algum motivo. As outras fugiram, mas ela retornou. Parece-me lógica a atitude dela, pois se o anjo disse que Jesus ressuscitou e que ia se encontrar com os discípulos na Galiléia, ela talvez tenha se perguntado: Cadê o corpo? (talvez por não entender direito o sentido da ressurreição corpórea). Ou será que ela pensou: Como o Mestre ressuscitou, Ele ainda deve estar por aqui…
Realmente não sabemos o que motivou Maria Madalena a voltar ao local do túmulo. Mas sua atitude inquiridora, sua fé que a motivou a procurar respostas e seu zelo pelo Senhor a levaram a ter a maior e mais maravilhosa experiência espiritual: A primeira pessoa a testemunhar e comprovar a ressurreição de Jesus!
Talvez falte isso no Cristianismo Bíblico de hoje, pois nos acostumamos tanto com o Sagrado e Sobrenatural das narrativas do que se passou com os outros, que não nos motivamos mais a conhecer, inquirir, buscar e experimentar nós mesmos!

3 – Por que Maria Madalena ser a primeira? Se eu fosse dar um palpite sobre quem seria a primeira pessoa a ver Jesus Ressurreto, eu apostaria em Pedro, ou em Maria, a mãe de Jesus, ou em João, o discípulo amado…?
Talvez a grande lição seja a de que o SENHOR tem predileção por usar os menos privilegiados, aqueles dos quais o mundo pouco espera, os simples e esquecidos da agenda dos grandes. O SENHOR tem prazer de revelar-Se e usar os que nada são, mas que vão a Ele com uma fé simples, mas sincera e persistente. Ele usa os que nada são para que a glória seja dEle – e a honra exclusivamente para Ele – 1 Coríntios 1:27-29:
“… Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante Ele!”

Leave a Reply

Deseja receber nossas novidades?

É só cadastrar seu email para receber nossos informativos!