LÍDIA: A PRIMEIRA CONVERTIDA DA EUROPA
“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.”
Atos 16:14
No livro Doze Mulheres Extraordinárias, o Dr. John MacArthur escreve sobre Lydia desta forma:
“Lídia é mais lembrada como a primeira convertida ao evangelho na Europa. Ela foi a primeira pessoa registrada a responder à mensagem de Cristo durante a viagem missionária original do apóstolo Paulo à Europa.
Sua conversão marcou o primeiro ponto de apoio da igreja na Europa. Um continente que acabou se tornando o centro do testemunho do evangelho em todo o mundo (a Europa só cedeu essa distinção à América do Norte nos últimos cem anos ou mais).
Ironicamente, porém, a própria Lydia não era europeia. Seu nome era também o nome de uma grande província asiática, que provavelmente foi a região onde ela nasceu. A capital de Lídia era Sardes. O último governante mais conhecido desse território foi Creso, que governou no século VI aC e cujo próprio nome é sinônimo de riqueza. (…).
Lídia foi uma mulher notável que apareceu repentina e inesperadamente na narrativa bíblica, lembrando-nos que, embora os propósitos soberanos de Deus geralmente permaneçam ocultos aos nossos olhos, Ele está sempre trabalhando de maneiras secretas e surpreendentes para chamar um povo para o Seu nome.” (John MacArthur, Doze Mulheres Extraordinárias: Como Deus Moldou as Mulheres da Bíblia e o que Ele Quer Fazer Com Você, Nashville: Thomas Nelson, 2005. p. 187-188).