OITO PORTAS DE JERUSALÉM

OITO PORTAS DE JERUSALÉM

1 – Porta de Sião –
À sudoeste de Jerusalém, entrada para o Monte Sião, e perto do Túmulo do Rei Davi e do Cenáculo (Local da Última Ceia de Jesus e do Salão onde ocorreu o Dia de Pentecoste – Atos 2).

2 – Porta de Jaffa (ou Yafo Gate)
Perto da Torre de Davi, foi durante muitos anos a Porta de Entrada dos peregrinos, turistas e exploradores que vinham do Porto de Jope, no Mar Mediterrâneo, para Jerusalém.

3 – Porta dos Leões –
Famosa por ter sido a porta de entrada dos soldados israelitas na retomada de Jerusalém, na Guerra dos Seis Dias, em 1967 (ainda é possível ver as marcas dos tiros em suas muralhas ao redor). Ela fica em frente ao Monte das Oliveiras.

4 – Porta Nova –
É um bom nome, pois foi construída em 1887 d.C. para facilitar o acesso dos cristãos ao Bairro Cristão no interior de Jerusalém.

5 – Porta de Herodes
Também chamada de Porta das Flores. Era o caminho mais curto para chegar ao Palácio de Herodes.

6 – Porta do Lixo –
Fica perto do Muro das Lamentações (lado Ocidental de Jerusalém). Era a porta pela qual passavam as pessoas para levar o lixo da cidade para ser queimado no Vale de Hinnom.

7 – Porta de Damasco –
É a mais bonita das Portas de Jerusalém, era a comunicação de Jerusalém para a Síria (Damasco). Provavelmente Paulo passou por ela ao se encaminhar a Damasco (no Caminho de Damasco, ele se converteu a JESUS).
Também é o acesso ao Jardim do Túmulo, portanto foi atravessada por Jesus carregando a cruz, na Via Dolorosa.
É uma Porta de Milagres, pois foi ali, em 1999, que Mosab Hassan Yousef, filho do fundador do Grupo Terrorista Hamas, recebeu de um turista um Novo Testamento, leu e se converteu a Jesus.

8 – Porta Dourada (Porta da Misericórdia) –
Encontra-se tapada por grandes pedras desde o domínio muçulmano. Foi a porta pela qual JESUS passou na Entrada Triunfal, no Domingo de Ramos, e será por ela que Ele entrará em Jerusalém por ocasião de Sua Segunda Vinda.

Obs. A muralha que cerca a Cidade de Jerusalém tem 12 metros de altura, numa extensão de 4,5 quilômetros, há 34 torres de vigilância.
Em nossas viagens a Israel, a gente sempre convida o grupo para fazer uma caminhada à noite, percorrendo toda a extensão das muralhas e conhecendo cada uma dessas portas de Jerusalém com a sua história.
É fantástico – uma lembrança guardada para sempre no coração!

Imprimir seu bilhetes