OS CARVALHOS DE HEBROM
“E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.
… … … …
Depois apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.”
Gênesis 13:18 e 18:1 (cerca de 4 mil anos atrás)
Cientistas e botânicos têm estudado o Carvalho de Manre, em Hebrom, e calculam que têm mais de 4 mil anos. É a árvore (e o ser vivo) mais antigo da Terra, e que tem sua história registrada.
Dicionários bíblicos apontam para “força” como o significado de Manre (ממרא) – que é um nome bem apropriado para esse Carvalho de Abraão.
Outros encontram também um sentido de “acordo de ajuda” (uma espécie de aliança ou pacto de ajuda) que é também um significado bem sugestivo devido aos grandes acontecimentos vividos sob a sombra daquele carvalho.
Vamos, primeiramente, entender a natureza dos carvalhos – e depois relacionar com os eventos bíblicos da vida de Abraão ocorridos ali.
O carvalho é uma árvore usada pelos botânicos e geólogos com o um medidor de catástrofes naturais do ambiente. Quando querem saber o índice de temporais, tempestades e estiagens ocorridas numa determinada floresta ou região, eles procuram e observam o carvalho que há naquele local, pois esta árvore é naturalmente a árvore que mais absorve as consequências dos tempos difíceis, ou seja, quanto mais escassez, temporais e perigos o carvalho enfrenta, mais forte ele fica!
Diante das tempestades, as raízes do carvalho naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!
Interessante é que, por absorver as consequências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força. Muitas vezes o carvalho possui uma aparência triste!
Cada tempestade, cada seca, cada dificuldade, é para um carvalho mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça!
Numa grande tempestade, nos longos períodos de seca, nas muitas adversidades da existência, muitas árvores são arrancadas ou morrem, mas o carvalho permanece firme!
Se você está passando por grandes lutas por estes dias, reflita nessa mensagem e creia que (como o carvalho) isto é só mais uma tempestade que o tornará mais forte no dia de amanhã!
Nós venceremos em Nome de Jesus!
Assim seja!
YOM ADONAY SHALOM!
A Paz Vitoriosa de Deus para você no Dia do SENHOR!