
QUANDO ESTAMOS ABATIDOS…
A tristeza, o medo, a angústia e a ansiedade são sentimentos que fazem parte de nossa vida. Não há como evitar e não há ninguém que não passe por elas.
Problemas das mais variadas naturezas (física, mental, social, financeira, sentimental, etc,) causam dor, abatimento, desânimo e até vontade de desistir de tudo.
Sim, quando o vento sopra ao contrário, quando a montanha é alta demais, quando a noite se prolonga, quando a tempestade bate impiedosamente contra nós, quando as muralhas nos cercam, com certeza a nossa alma responderá com temores, o nosso corpo com tremores e os olhos com lágrimas.
Anima-nos saber que grandes homens de Deus experimentaram semelhantes crises, também ficaram abatidíssimos emocionalmente, e chegaram até à beira de um colapso nervoso. Observemos, por exemplo, o caso do rei Davi, um grande rei e guerreiro, que diante das lutas no campo de batalha da alma, gemeu amargamente:
“Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários.” – Salmo 6:6-7.
Creio que há uma primeira, e grande lição, que podemos aprender com Davi diante de seus graves problemas e fortes sentimentos negativos: Davi não assumiu uma atitude de negação e de fatalismo, ele teve a coragem de enfrentar a crise ao derramar seu coração perante Deus.
Lendo os Salmos de Davi, percebemos (e queira o SENHOR que aprendamos) que Davi levava suas cargas ao SENHOR por confiar que Deus poderia ajudar, socorrer e livrá-lo de tão pesados fardos:
“Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados.
Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, SENHOR, até quando? Volta-te, SENHOR, e livra a minha alma; salva-me por tua graça.
Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniqüidade, porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento; o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração.”
Salmo 6.2-4; 8-9
Essa é a grande lição, o maior segredo da vida vitoriosa dos que confiam no SENHOR, o primeiro passo para a cura e para a vida abundante.
Comecemos hoje abrindo nosso coração para o SENHOR, com franca, espontânea e confiante oração!
AMÉM!
